A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi), a Prefeitura de Piripiri e a Secretaria de Segurança Pública lançaram nesta sexta-feira (14), ações de prevenção à violência contra a mulher. O objetivo é garantir que as mulheres da região tenham acesso à Rede de Proteção às Mulheres em situação de violência doméstica.

Piripiri ganhou o reforço de uma base da Patrulha Maria da Penha durante o Festival Perifolia e uma viatura lilás para que as mulheres possam ter disponível atendimento 24h.

A Sempi está desenvolvendo ações de prevenção nos 12 territórios de desenvolvimento com estratégias antes, durante e após grandes eventos culturais para que as mulheres tenham segurança de denunciar seus agressores e passem a fazer parte da rede de proteção. Durante o Pirifolia, estão sendo distribuídos material informativo sobre os tipos de violência que permite à mulher reconhecer os primeiros sinais da violência e possa quebrar esse ciclo.

A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, enfatizou que a chegada da Patrulha Maria da Penha, a divulgação dos canais de denúncia nos bairros do município, realização de projetos e ações em prol das mulheres, contribuem para o fim da violência.

“Onde uma viatura lilás estiver toda a cidade saberá que onde tiver uma mulher buscando o Projeto “Ei mermã , não se cale!” tem uma rede de proteção com atendimento humanizado e psicossocial”, afirmou a secretária.

Em Piripiri , as equipes da Secretaria de Segurança e da Secretaria das Mulheres estão localizadas na entrada do corredor da folia. No espaço, as mulheres podem realizar um boletim de ocorrência denunciando casos de importunação sexual ou  qualquer tipo de violência, além de adquirir material informativo e pulseiras com Qr code de atendimento 24h.

Já em Piracuruca, a equipe da Sempi está realizando durante o Piracuruca Festa, a sensibilização de homens e mulheres para o enfrentamento da violência contra à mulher com os canais de atendimento às vítimas de violência doméstica.

“ A Secretaria das Mulheres ao tempo em que leva aos territórios, informativos, projetos e ações em prol do enfrentamento à violência contra a mulher e o empoderamento econômico,  incentiva os municípios que não têm organismos de políticas para as mulheres, a criarem um trabalho de forma integrada com a Rede de Atendimento às Mulheres em situação de violência e o Ministério da Mulher”, finalizou a secretária.