A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realiza ações com o Ônibus Lilás, nesta semana, nos municípios de Angical do Piauí, Olho d’Água do Piauí, Barro Duro e Passagem Franca. O objetivo é levar serviços e informações sobre a violência doméstica para comunidades campesinas do estado. As atividades são realizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança (SSP).
As comunidades contempladas serão Tanques, em Angical; Buriti, em Olho d’Água; Brejão, em Barro Duro; e Goiabeira, em Passagem Franca. Dentre os serviços disponíveis às mulheres dessas localidades estão rodas de diálogo sobre a violência doméstica, atendimento psicológico, social e jurídico, além de emissão de RG.
Durante este mês de agosto, em alusão ao Agosto Lilás, a Sempi realiza diversas ações para enfrentar a violência contra a mulher. A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, definiu como prioritário o atendimento às mulheres do campo por serem as mais vulneráveis a esse tipo de violência.
“O maior índice de feminicídio, de violência contra a mulher dos registros a que temos acesso são referentes às mulheres rurais. É o público que tem menos acesso aos canais de atendimento e às políticas públicas. Por isso, a importância de estarmos intensificando o Ônibus Lilás nessas comunidades rurais, para que possamos fazer o acolhimento e o atendimento a essas mulheres em situação de vulnerabilidade, de violência doméstica”, destacou Zenaide.