A equipe da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizou uma reunião, nesta sexta-feira (15), com representantes de diversos órgãos do Governo do Estado, sindicatos e do poder público municipal para construir uma agenda conjunta, no mês de outubro, relacionada à saúde da mulher.
Uma das ações é o I Seminário de Saúde das Mulheres. O evento acontecerá em alusão ao Outubro Lilás. O seminário terá como tema “Outubro Rosa: diversidade e inclusão na prevenção do câncer de mama” e o público-alvo se constitui de profissionais da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); os movimentos sociais organizados; além de estudantes de Serviço Social, Psicologia, Enfermagem e demais áreas da saúde.
O objetivo da iniciativa é alertar, conscientizar e informar sobre o câncer de mama, por meio da ampliação do debate acerca da diversidade das mulheres que vivenciam os riscos da doença, compartilhando informações dos acessos aos serviços de saúde e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
“A nossa intenção é dar luz a temas que são invisibilizados. Então, na programação, queremos pontuar como lidam as mulheres que vivem em situação de rua, quando vivenciam o câncer. Da mesma forma, as pessoas trans, quando vivenciam o câncer, como é que elas lidam com a doença? Queremos dar visibilidade a esses temas, que são invisíveis à sociedade, para podermos pensar as boas práticas e no acesso ao serviço”, disse a diretora Institucional e Ações Temáticas da Sempi, Ianara Evangelista.
Outras questões também serão tratadas, como a situação de abandono pelos parceiros que pacientes oncológicas sofrem e, também, os cuidados com as pessoas que trabalham no atendimento. “Nossa intenção é poder fazer um evento de prevenção, de enfrentamento, mas também de cuidado”, destacou Ianara.
A reunião teve a intenção de buscar a parceria com os demais órgãos do Estado na organização do evento, a partir da perspectiva da transversalidade da pauta.