O diretor técnico de Preparação para Execução de Projetos da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Duanne Ruiz Castelo Branco, visitou, nessa segunda-feira (27), a Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (Acadepol) para dar continuidade na elaboração do projeto de reforma e ampliação da academia de polícia. Pela parceria firmada, a Seplan fica encarregada da elaboração de todos os projetos, enquanto a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI) entra com os recursos financeiros para a execução da obra.
“A obra engloba 5.300 metros quadrados de área edificada. Serão reformados o prédio administrativo, o auditório, o alojamento para policiais do interior e que estejam em treinamento ou passagem, e o refeitório. Iremos ampliar o stand de tiro para novas especificidades, como o treinamento de sniper. Toda a área que circunda a Acadepol passará por um projeto de urbanização. Também estaremos ampliando a academia de musculação, adequado-a para a prática de artes marciais, entre outras melhorias pontuais”, destacou Duanne.
Para o diretor técnico da Seplan, a visita de hoje permitiu elucidar algumas dúvidas. “A partir de agora, nossa equipe composta por um arquiteto e por três engenheiros vai elaborar um cronograma para que, entre dois e três meses, estejamos entregando todo o projeto básico, que é composto de orçamento, cronograma de execução, especificações, projetos estruturais, instalações de combate a incêndio entre outras peças que compõem esse projeto básico. O importante é não medir esforços para a execução dessa obra, que é grande e certamente trará um benefício proporcional para toda sociedade”, Duanne Ruiz.
O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, e o secretário de Estado da Segurança, Fabio Abreu, firmaram parceria entre a Seplan e a Secretaria da Segurança e conferiram à Superintendência de Gestão de Projetos a missão de prestar auxílio à SSP, desde a concepção inicial do projeto técnico, até a aprovação final e execução da obra de reforma e ampliação da Acadepol.
A nova Acadepol trará maior conforto aos policiais que estão em início de formação e também para novas capacitações em diversas carreiras dentro dessas instituições, além de poder atender aos Bombeiros Militares, as Forças de Segurança que atuam no Estado do Piauí, aos guardas municipais, além das Polícias Rodoviária Federal e Federal para fins de treinamento.