A Secretaria do Estado de Planejamento iniciou nesta segunda-feira (19) o projeto de aperfeiçoamento da governança pública, reunindo gestores estaduais em sua sede. As secretarias de Educação (Seduc), Assistência Social (Sasc), Saúde (Sesapi), Mulheres (Sempi), Meio Ambiente (Semarh) e Inclusão (Seid) participaram do encontro. O objetivo é garantir o alcance dos compromissos e metas do Governo do Piauí.

Pensando no desenvolvimento sustentável do estado, os órgãos contam com a parceria da Falconi, uma das maiores empresas de consultoria em gestão da América Latina. Nesta etapa, o foco é  garantir o alcance dos compromissos e metas do governo, aperfeiçoando sua governança pública com inteligência da informação que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Estado.

 

O secretário de planejamento, Washington Bonfim, destacou que o encontro é o ponto de partida para um suporte metodológico para as metas relativas a políticas públicas do governo. “São 54 metas em políticas públicas, abrangendo diversas secretarias e elas fazem parte de um conjunto de compromissos que o governador fez, que é muito importante porque afeta diretamente a vida das pessoas”, comentou. O detalhamento apresentado na reunião apontou 176 compromissos extraídos do plano de governo Rafael Fonteles, com 471 metas mapeadas nas secretarias. “O que a Seplan está fazendo é dar apoio tecnológico e metodológico para que essas metas sejam atingidas ao longo dos próximos anos”, disse o secretário.

O cronograma de trabalho apresentado é composto em três frentes: definir e implantar uma governança pública pautada nas metas, projetos e compromissos firmados pelo Governo; estruturar a governança e inteligência da informação com inteligência artificial para produção de reports e plataformas e, em paralelo a isso, o aperfeiçoar a gestão de pessoas da Seplan.

Para Regina Sousa, secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, ter uma consultoria para acompanhar a execução dos projetos é muito importante para garantir êxito em cada etapa das ações. “Ela vai nos acompanhar, apontar se estamos fazendo correto, dizer onde precisamos melhorar”, observou. “É uma ajuda no planejamento e na garantia de que eles sejam concluídos e as metas alcançadas”.

Para a secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, que também participou do encontro que tratou sobre a governança pública, esse alinhamento é de suma importância para o cumprimento de metas e o alcance dos indicadores propostos pelo Governo e pela Sempi.