Os servidores do centro administrativo em Teresina, foram recebidos na manhã desta sexta-feira (28), com a prestação de vários serviços oferecidos pela Feira de Saúde e Segurança do Trabalhador, promovida pela Secretaria de Administração (Sead), através do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público (Ciaspi). A ação tem o objetivo de despertar no servidor o protagonismo pela sua saúde e segurança no ambiente laboral.
A evento celebra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado nesta sexta (28) e marca o fechamento da programação do movimento Abril Verde, realizado durante todo o mês de abril com atividades voltadas para a saúde e segurança do trabalhador. “Também realizamos uma pesquisa para conhecer o perfil epidemiológico dos servidores públicos do estado e suas relações com o ambiente de trabalho. Tivemos uma boa adesão e agora vamos avaliar os resultados obtidos e, a partir daí, propor intervenções para o fortalecimento da saúde dos trabalhadores direcionando melhor nosso trabalho”, explicou Aline Melo, diretora do Ciaspi.
Os servidores tiveram acesso aos serviços disponíveis na área de convivência do local, onde foi montada uma estrutura de estações de trabalho com aferição de pressão, teste de glicemia, IMC, dicas de nutrição, saúde auditiva, massagens e vacinas com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Também aconteceram demonstrações sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e combate a princípio de incêndios, além da realização de ginástica laboral com os presentes.
A servidora Nazaré Carvalho, que estava prestigiando a feira, aproveitou a oportunidade para avaliar a saúde. “Tomei vacina, aferi a pressão, fiz o teste de glicemia e falei com a nutricionista. É um evento bastante importante para os servidores para que nós possamos entender a necessidade de cuidar cada vez mais da nossa segurança e saúde”.
Durante todo o mês de abril, o Ciaspi realizou workshops voltados para a saúde e segurança do trabalhador. O intuito foi promover a saúde e o bem-estar do servidor público estadual e foi direcionado aos gestores dos órgãos estaduais com orientação e formação de multiplicadores. “Desde o início do mês estamos fazendo debates e palestras para orientar agentes públicos do estado sobre a autorresponsabilidade e autocuidado com a sua saúde e segurança”, finalizou Aline.