A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) enviou, na manhã desta terça-feira (11), mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 para que os municípios façam as retiradas nas Regionais de Saúde. No total foram encaminhadas 185.590 doses de três imunizantes.
Nesta nova remessa de distribuição, a Coordenação de Imunização encaminhou 22.835 FioCruz/AstraZeneca, 145.080 Pfizer/BionTech e 17.125 Janssen. “Nossas equipes, desde a primeira remessa, enviada pelo PNI em janeiro de 2021, sempre estiveram prontas para realizar a entrega, o mais breve possível, às regionais de saúde para que os municípios possam fazer a retirada e agilizar o mais rápido possível a imunização dos piauienses”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
No fim do ano passado alguns municípios enviaram ofícios para a Coordenação de Imunização da Sesapi solicitando a suspensão de entrega de vacinas, pois os mesmos estavam com o seu estoque abastecido e não poderiam guardar mais imunizantes.
“Recebemos documentos de diversas cidades como Parnaíba, além de 100% dos municípios das regionais de saúde de Floriano e Uruçuí, afirmando que não poderiam receber as vacinas, pois estavam com suas geladeiras cheias e não teriam como armazenar. Porém, nesta remessa enviada hoje essas cidades já estarão recebendo mais vacinas, uma vez que já utilizaram os seus estoques. Nossa preocupação é de estar sempre atendendo a demanda de acordo com a necessidade de cada município”, disse a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.
Além das vacinas contra a Covid-19, a Sesapi também encaminhou às Regionais de Saúde, os imunizantes de rotina que fazem parte do calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunização. “Aproveitamos a logística de entrega das vacinas que combatem à Covid-19 para também abastecer nossos municípios com doses de imunizantes de rotinas, que também são primordiais para prevenção de outras doenças como o sarampo, por exemplo”, reforça à diretora.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, a Sesapi já repassou aos municípios 5.852.653 milhões de doses de vacinas. O que possibilitou ao Piauí alcançar a marca de segundo estado do Brasil a mais aplicar a segunda dose da vacina, com 75,30% da população imunizada.
“Precisamos avançar ainda mais no nosso processo de vacinação. Por isso pedimos à colaboração da nossa população, que atenda aos chamados dos municípios para vacinar e fiquem atentos aos prazos de segunda dose e do seu reforço. Lembramos aos pais e responsáveis que assim que for iniciada a vacinação das crianças de 05 a 11 anos levem seus filhos para tomar suas doses, pois as vacinas são seguras e essenciais na prevenção contra a Covid-19”, reforça o secretário Florentino Neto.