A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio das Regionais de Saúde, está capacitando os profissionais de saúde no microplanejamento da multivacinação, que tem como objetivo melhorar as estratégias de vacinação nos municípios.

Já foram qualificados agentes de 60 cidades piauienses que fazem parte dos territórios de saúde atendidos pelas regionais de Teresina, Campo Maior, Parnaíba e Bom Jesus. Os treinamentos serão realizados nos 11 territórios de saúde do Piauí.

“Após receberem o treinamento, junto ao Ministério da Saúde, objetivando desenvolver estratégias para melhorar as coberturas vacinais na Campanha de Multivacinação, nossas equipes técnicas estão capacitando todos os 224 municípios piauienses, desde o dia 31 de agosto e vamos até 14 de setembro. É de suma importância a participação de todos os municípios”, lembra a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Nessa terça-feira (12), foram treinados profissionais que vão atuar no território de saúde Entre Rios, que engloba a capital Teresina e mais 29 municípios. A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca que a capacitação será essencial para que o estado melhore os resultados da campanha de Multivacinação.

“O programa Saúde em Dia tem como um de seus objetivos melhorar os índices de vacinação em nosso estado e ter os profissionais de todos os nossos municípios treinados e alinhados para traçar ações de vacinação durante a campanha, que será essencial para que a nossa cobertura aumente”, destaca a superintendente.

A Campanha de Multivacinação vai de 30 de setembro a 14 de outubro no Piauí, e tem a intenção de atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade e retomar as altas coberturas vacinais.