A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Central Estadual de Transplantes, está realizando capacitações com os servidores do Instituto Médico Legal (IML) para a realização de entrevistas e acolhimento de familiares de possíveis doadores de córneas.
De acordo com a coordenadora estadual de transplantes, Lourdes Veras, vem do IML o maior número de doações de córneas.
“Estamos trabalhando em etapas e na primeira capacitamos psicólogos e assistentes sociais do IML de Teresina, local onde vem o maior número de doadores. Ter profissionais habilitados no instituto para fazer a entrevista familiar é essencial para aumentarmos o número de doações e diminuir a fila de espera”, disse.
No Piauí, 375 pessoas estão na lista de espera para o transplante de córneas e a parceria entre Sesapi e IML pode ajudar a desafogar essa fila. Segundo Lourdes Veras, a intenção é levar a capacitação para as maiores cidades do estado que contam com os serviços do instituto.
“Nosso intuito é ampliar essa parceria, levando principalmente para as cidades maiores, como Parnaíba, onde hoje já captamos córneas no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, e ter mais um local que ofereça esse trabalho vai nos ajudar a ampliar a possibilidade de possíveis doadores e aumentar o número de transplantes”, afirma Dirceu Campêlo, superintendente de gestão de média e alta complexidade da Sesapi.