Seguindo o cronograma de apoio à população no enfrentamento e prevenção da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta quinta-feira (8), a entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs) para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Piauí (Fetag-PI) e para o Sindicato dos Comerciários. A entrega ocorreu durante reunião entre o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e os representantes das duas entidades, a presidente da Fetag, deputada estadual Elisângela Moura, e o secretário-geral do sindicato, Edmilson Cruz.

 

Tanto a federação quanto o sindicato receberam 10.000 máscaras e 2.400 unidades de álcool que devem ser entregues aos trabalhadores que compõem os grupos, auxiliando, assim, na segurança e prevenção do contágio pelo novo coronavírus durante o desempenho das atividades. A distribuição de EPIs vem sendo uma das bandeiras da Sesapi por meio da Campanha “Se Cuide!”, que prevê a distribuição desse material para associações de classe e também para as parcelas mais vulneráveis da sociedade piauiense.

Florentino Neto destaca a importância de prestar esse apoio à população. “Neste momento de enfrentamento à Covid-19, estamos garantindo a entrega de EPIs para vários segmentos da sociedade civil. Nós também estamos nos preparando para fazer entregas semelhantes a essas de hoje em vários municípios do estado. Com isso, queremos estimular a população que nesse momento continue e reforce os cuidados que já vêm sendo adotados, como a higienização das mãos e o uso de máscaras”, apontou o secretário.

A ação também será adotada junto às cidades polos, com os sindicatos de trabalhadores rurais, sindicatos de trabalhadores do comércio, igrejas católicas, igrejas evangélicas, comunidades quilombolas, associações comerciais, entre outros segmentos.

A presidente da Fetag, Elisângela Moura, comenta que as doações são de suma importância para auxiliar os trabalhadores que têm muita dificuldade em enfrentar a pandemia. “Uma ação como essa garante meios de combater a pandemia da Covid-19 dentro do nosso meio de trabalho. Esse apoio será de suma importância para manter atividades seguras nesse momento e garantir o desenvolvimento do estado”, disse a deputada.

Edmilson Cruz, secretário-geral do Sindicato dos Comerciários, fala que as doações serão essenciais para garantir a saúde daqueles que voltaram aos trabalhos. “Essas doações são um ponto importante para garantir a saúde da população e lembrar que é necessário manter os cuidados de higiene e assim enfrentar a pandemia”, destacou o sindicalista.