A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realiza, nesta terça-feira (29), uma oficina de capacitação para profissionais da atenção primária e coordenadores do Programa de Tabagismo no Manejo Clínico do Tratamento do Tabagismo. A atividade acontece na Escola de Gestão e Controle (EGC), no 3° andar do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), das 8h às 13h.
A oficina, promovida pela Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da Sesapi em parceria com o Hospital do Parque Piauí, é uma das atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo no intuito de fortalecer as ações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) em todo o estado.
O PNCT tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, prevenir a iniciação do tabagismo, ofertar o tratamento na Rede SUS, além de promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.
A superintendente de atenção primária à saúde e municípios da Sesapi, Leila Santos, lembra que de acordo com a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
Destes, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral -AVC).
O tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras (INCA, 2018).