A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação Estadual de Atenção ao Adulto e Idoso (Casai), realizará ações de saúde alusivas ao Dia Nacional de Prevenção e Combate da Hipertensão Arterial, comemorado nesta quarta-feira (26). A ação educativa será realizada na Escola Popular Madre Maria Villac, no bairro Satélite, em Teresina, das 8h30 às 11h30.
O objetivo é sensibilizar a população sobre a necessidade de ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Serão realizadas várias atividades, como a aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, auriculoterapia, educação em saúde e dinâmicas educativas, escolinha de trânsito, além de um momento de tira-dúvidas com um especialista da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Piauí. As ações serão dirigidas aos pais, alunos e funcionários da escola.
Na programação, também, está prevista, para sexta-feira (28), às 9h30, uma reunião técnica com os gestores estaduais e referência do Ministério da Saúde em Doenças Crônicas para a apresentação da Estratégia de Saúde Cardiovascular (ECV) na Atenção Primária à Saúde (APS).
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9), fazendo com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.
A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.