A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Atenção à Saúde Mental (DASM), lançou o Mapa de Saúde Mental do Estado, durante o I Seminário Estadual de Saúde Mental. O mapa está disponível no site da Sesapi (http://www.saude.pi.gov.br/mapa-mental), e tem como objetivo facilitar o acesso à rede de atendimento.
Na página é possível ter acesso a localização dos Centros de Atenção Psicossocial, espalhados pelos onze territórios de saúde do Piauí, além dos leitos destinados para pacientes com transtornos mentais e cidades que fornecem os serviços de equipes multiprofissionais de atenção especializada em saúde mental. Estão disponíveis ainda, informações sobre equipes de avaliação e acompanhamento de medidas terapêuticas, grupo de trabalho interinstitucional de prevenção ao suicídio, serviços de residências terapêuticas, serviços de atendimento psicológico e unidades de acolhimento.
“Este mapa é interativo e está disponibilizado na página da Sesapi, onde a pessoa clica na sua macrorregião e conhece todos os dispositivos de saúde mental fornecidos naquele território de saúde, o que ajuda tanto os usuários, como os órgãos que fazem parte da rede, saber para onde mandar quem precisa desse acompanhamento”, explica a diretora de Saúde Mental da Sesapi, Juliana Maia.
No evento, que aconteceu durante esta sexta-feira (1º), gestores e trabalhadores da rede discutiram o fortalecimento das ações voltadas aos cuidados da saúde mental na Rede de Atenção Psicossocial do Estado do Piauí. Também foi lançado o livro “Orientações sobre Saúde Mental, Prevenção ao Suicídio e Rede de Ajuda”, de autoria da equipe que compõe a Diretoria de Saúde Mental da Sesapi.
“Um dos principais pilares da gestão do governador Rafael Fonteles é o fortalecimento da rede de saúde mental e eventos como este nos ajudam a entender e buscar estratégias para melhorar os serviços”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Antônio Luiz.
Durante o seminário também foi apresentada a nova gerência de prevenção ao suicídio, uma das ações que estão dentro do Plano de Expansão da Atenção Primária. “Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade e humanizado à população piauiense. O plano contempla ainda a implantação de novas residências terapêuticas e leitos voltados para o cuidado da saúde mental”, lembra a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Leila Santos.