Membros da Companhia Ferroviária do Piauí (CMTP) e da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) estiveram reunidos, nesta quarta (18), para discutir o andamento do projeto de modernização do Metrô de Teresina. Atualmente, o sistema atende 5.200 usuários por dia, distribuído em 11 estações.
Estiveram no encontro o diretor-presidente da CMTP, José Augusto Nunes, o secretário da Setrans, Jonas Moura, e técnicos das duas pastas. Entre os encaminhamentos, ficou definido a elaboração, nas próximas semanas, do cronograma da obra, que será executada pela Setrans.
O projeto executivo de modernização do metrô da capital prevê restauração e duplicação da linha férrea, compra de 5 VLTs (Veículo Leve Sobre Trilhos), recuperação e reforma de todas as estações existentes, além de construir mais duas. “A ideia é construí-las no Mafuá e no bairro São João, próximo à Vila Mandacaru, contemplando também passageiros que embarcam e desembarcam nestas regiões”, explica José Augusto Nunes. O valor do investimento é de R$ 536 milhões.
Ainda segundo o diretor-presidente da CMTP, a intervenção também consiste na sinalização automática das passagens de níveis para evitar acidentes. “Esses trechos serão controlados por sensores ativados a 100 metros de distância dos veículos, diferente do que é feito hoje, de maneira manual. Desta forma, evitaremos aumentamos a segurança de condutores e usuários”, afirma o gestor.
Rebaixar o trecho da linha férrea na avenida Higino Cunha, modernizar a sinalização e o controle de tráfego na linha férrea, bem como construir uma nova ponte ao lado da ponte Wall Ferraz também estão entre as mudanças previstas no projeto.