Entre os dias 5 e 7 de dezembro, Barra Grande será palco da segunda edição do Begê – Sabor e Sol, evento que foca na gastronomia e turismo regional. Turismólogos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) irão apresentar durante os três dias, os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo, destacando, assim, todos que compõem os sete polos turísticos e suas potencialidades.
De acordo com Romilla Freitas, turismóloga da Setur, os destinos mais procurados em eventos e feiras nacionais fazem parte do Polo das Origens que envolve a região de São Raimundo Nonato, com destaque para a Serra da Capivara. “Avaliamos a procura dos turistas com relação aos destinos e sem dúvidas o litoral, que faz parte do Polo Costa do Delta, e São Raimundo Nonato, do Polo das Origens, são os mais procurados, por toda sua riqueza natural e histórica. Mas também queremos potencializar os demais municípios que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro pelo Piauí e que ainda são poucos explorados por turistas, como é o caso de Barras, que pertence ao Polo das Águas e Bom Jesus, sendo do Polo das Nascentes”, frisa a profissional.
Além do estande do governo, o evento conta ainda com a participação de 24 meios de alimentação, prometendo uma experiência gastronômica inesquecível para os visitantes, e mais 12 meios de hospedagem.
“Estamos muito empenhados na realização da segunda edição desse grande evento. Esperamos repetir o sucesso de 2018, atraindo visitantes e fomentando bons negócios para as empresas que atuam na cadeia produtiva do turismo em Barra Grande. O foco é aliar experiências gastronômicas ao forte potencial turístico do nosso litoral”, comenta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.
Além do festival gastronômico nos restaurantes, uma grande tenda será instalada na praça principal de Barra Grande, chamada de Vila Begê Sabor e Sol, com espaços voltados para gastronomia, agronegócios, empreendedorismo, música, artesanato, moda, robótica e energia solar.