A subdefensora pública geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou, nessa quarta-feira (11), da roda de conversa Políticas Públicas para Mulheres, promovida pelo Ministério Público Federal no Piauí.
O evento foi realizado em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Além da subdefensora pública geral, também participaram Rutheene de Carvalho Sousa Veloso, mestranda pela Unisinos (RS), e a professora da Aespi Marylu Alves de Oliveira, doutora em História pela UFC/CE e professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O procurador da República no Piauí, Israel Gonçalves Santos Silva, discorreu sobre o momento. “Essa roda de conversa está integrada em nossa programação em homenagem à Semana da Mulher e esse momento específico, com mulheres que têm sucesso profissional no Piauí, é para que tragam assuntos que interessam à mulher nessa luta por igualdade. Muitos se referem ao Dia da Mulher como uma data comemorativa, comparando ao Dia dos Pais e Dia das Mães, como se fosse só para homenagear, mas o Dia da Mulher é um dia internacional de luta pelos direitos da mulher. Não podemos perder esse foco, para entender que tudo que as mulheres conquistaram até agora foi fruto de muita luta e é necessário mais luta ainda, para que a sonhada igualdade prevaleça”, destaca Israel.
Ele completa que a roda de conversa vem dar o instrumental necessário aos participantes, para refletirem sobre esse aspecto, de apoiar essa luta pela defesa dos direitos das mulheres. “Entendemos que exatamente o quadro atual, evidentemente melhor do de décadas atrás, não se deveu a um simples evoluir da sociedade, mas a constante luta no dia a dia de mulheres aguerridas, que demonstram hoje por suas colocações que é possível ser um ser humano pleno, cuidando de suas vidas, de suas carreiras em toda a sua plenitude”, ressaltou o procurador.
Carla Yáscar Belchior citou as experiências da Defensoria Pública com o a realização do Curso Defensoras Populares, que forma lideranças femininas em direitos para que possam atuar em suas comunidades, bem como os demais projetos da instituição. “A roda de conversa realizada pelo Ministério Público Federal foi um momento enriquecedor, no qual conseguimos trocar boas experiências. De nossa parte relatamos nosso constante trabalho para garantir que a cada dia mais pessoas, e especialmente mais mulheres, possam ter seus direitos assegurados e sejam empoderadas no sentido de alcançarem melhorias pessoais e também profissionais. Como bem relatou o procurador Israel Gonçalves, o dia dedicado às mulheres é de muita conscientização e luta. Para que os direitos conquistados sejam preservados e que nunca se retroceda nesse sentido. É importante entender que nosso papel é contribuir para mudar essa realidade.”, afirmou a subdefensora pública geral do Estado.