Atualizar os conceitos referentes à estruturação de parcerias público-privadas (PPP) com foco na questão social. Esse é o objetivo do I WORKSHOP PPP INFRASOCIAL, realizado pelas equipes do do Infra Women Brazil (IWB) em parceria com a Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc) e a concessionária Piauí Conectado. O evento acontece durante todo o dia nesta quinta (05) e sexta (06), de forma híbrida, com transmissão pelo canal da PPP Piauí no Youtube.

O workshop é voltado para gestores, potenciais contratantes, acadêmicos e o público com interesse em projetos de PPP de infraestruturas com valorização da questão social. “Sempre falamos muito de PPPs de rodovias e aeroportos, mas a pauta social é igualmente importante. Podemos ver no Brasil vários projetos exitosos, como PPPs de escolas de Belo Horizonte e as de hospitais em São Paulo, então temos muito conhecimento para compartilhar”, aponta a superintendente do Programa de PPP Piauí e diretora do IWB, Viviane Moura.

O Infra Women Brazil (IWB) é uma organização sem fins lucrativos dedicado à promoção e incentivo da presença feminina no setor de infraestrutura. O grupo já conta com 618 mulheres que atuam nos campos público e privado do mercado de infraestrutura, com 15 lideranças setoriais que trabalham nos mais diversos setores, como portuário e aeroportuário, rodovias, energia, gás, petróleo, entre outros.

“O Piauí é referência nacional e internacional do que são projetos de PPP e da inclusão social nesses projetos. Queremos enaltecer a importância das PPPs, da atuação dos parceiros privados nesses projetos que tocam nos direitos fundamentais e essenciais de todas as pessoas, como habitação, segurança, saúde, educação, conectividade”, comenta Isadora Cohen, presidente do IWB.

O primeiro painel ficou a cargo da advogada e professora de Direito na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo, Drª Vera Monteiro, com a Aula Magna sobre Conceito de PPP no mundo e no Brasil. “Falar sobre PPP social é uma tarefa um pouco difícil. Esse é  v um assunto que chegou para nós há pouco tempo. A PPP dos presídios em Minas Gerais, que é uma referência de PPP social, é de 2008, porém a nossa história em matéria de concessões é muito mais antiga, a exemplo da Lei 8.987 de 1995, que foi a primeira lei nacional de concessões”, contextualiza Vera.

A programação completa do evento pode ser encontrada nas redes sociais da PPP Piauí e a transmissão está disponível no link https://youtu.be/28LHznleFT8.