A Secretaria de Cultura do Estado do Piauí (Secult), por intermédio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), realiza, a partir desta quinta-feira (9) até o dia 23 de dezembro, a Feira de Natal, das 14h às 20h, na Praça Pedro II, centro de Teresina.
A feira faz parte da programação do Projeto Natal de Sonho e Luz, promovido pela Secult, que tem como seu principal foco expor, comercializar e estimular o potencial de crescimento dos artesãos Individuais e/ou Mestres Artesãos e Entidades Representativas (associação, cooperativa ou grupo produtivo) do artesanato, a fim de valorizar a arte e a cultura piauiense. O evento é visto por alguns expositores como uma vitrine para a divulgação do trabalho dos artesãos da capital e do interior do estado.
Cerca de 24 artesãos dos municípios de Teresina, Juazeiro, Parnaíba, Pedro II e Buriti dos Lopes participam da Feira e foram distribuídos em dois grupos: Grupo 1 que expõe seus trabalhos do dia 9 a 15 de dezembro e o Grupo 2, do dia 16 a 23 de dezembro.
As feiras que são promovidas pelas instituições do estado ajudam na geração de renda e beneficiamento dos artesãos e famílias envolvidas no processo de produção artesanal dos produtos.
“Esse ano, decidimos fazer a Feira de Natal, que vai possibilitar aos artesãos, mais um canal de comercialização, tendo em vista que passamos muito tempo sem eventos e nesse período natalino geralmente temos aquecimento nas vendas. Funcionando na Praça Pedro II, próximo onde está acontecendo os eventos de Natal de Sonho e Luz, pegará todo aquele fluxo de pessoas que estão visitando, sendo assim, uma oportunidade do teresinense e quem tiver passando por aqui, ver e comprar o melhor que há do artesanato piauiense”, finalizou Jordão Costa, Superintendente do Artesanato Piauiense.
(Atualizada às 12h24 do dia 7 de dezembro)