Representantes do Banco Mundial conheceram de perto a Piauí Fomento, durante reunião hoje (10) de manhã, na sede da agência. Os diretores apresentaram à instituição, que é o maior e mais conhecido banco de desenvolvimento no mundo, as diversas linhas de crédito e como são disponibilizadas aos informais, micro e pequenos empreendedores piauienses.
“Nós estamos aqui tentando buscar um maior investimento para a população mais vulnerável do estado que precisa de crédito”, justifica Rovane Battaglin Schwengber, especialista da equipe de Trabalho e Proteção Social do Banco Mundial para a região da América Latina e Caribe. E a visita chega em boa hora já que 60% da população do estado está inserida no Cadastro Único. “Queremos ampliar esse atendimento que a agência Piauí Fomento faz aos que mais precisam; o investimento é essencial para o desenvolvimento”, pontuou Rovane.
A diretoria da Piauí Fomento fez uma apresentação minuciosa da situação atual da agência, mostrando os números e o seu crescimento nos últimos anos. Num cenário de crise em que o crédito contribui para a geração de emprego, renda e para a retomada da economia, o momento é oportuno para a aproximação das duas instituições, como declarou Luiz Carlos Everton de Farias, presidente da Piauí Fomento. “A vinda dos analistas do Banco Mundial à agência é extremamente positiva neste momento em que a crise afetou drasticamente a situação econômico-financeira dos pequenos negócios”, disse.
Os diretores da Piauí Fomento explicaram, durante a reunião, que as dificuldades de financiamento e de apoio foram decisivas entre quem conseguiu sobreviver e quem teve que fechar as portas nessa pandemia; e que o crédito é um poderoso instrumento de promoção de investimentos para os pequenos empreendimentos pela agilidade e controle efetivo em todas as fases de aplicação de recursos e de seus resultados.
Ele destacou ainda que a sensibilidade da governadora Regina Sousa aos micro e pequenos negócios, que somam 94% do total, tem contribuído para um maior aporte de recursos para a Piauí Fomento.
Os representantes do Banco Mundial vieram acompanhados por técnicos da Secretaria de Planejamento, Secretaria da Assistência Social e Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas.