A tecnologia tem adaptado a rotina de profissionais de saúde do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e a forma como visitas são feitas a pacientes. Por meio do uso de tablets e notebooks disponibilizados pela Piauí Conectado ao hospital, famílias têm acesso virtualmente aos pacientes internados com a Covid-19 e os profissionais se comunicam de forma mais segura e eficiente dentro da unidade de saúde.
Na ala médica do HGV, os tablets estão sendo usados para a comunicação com especialistas que estão fora da chamada “Área Covid”, que é uma parte isolada com pacientes internados com a doença.
Segundo o médico Caubi Araújo, coordenador das unidades de terapia intensiva (UTIs) do hospital, além de ser uma forma de prevenção para os profissionais de saúde, a experiência tem sido bastante positiva. “Está facilitando muito a comunicação entre todos os profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes na Área Covid, que é um local mais restrito. A perspectiva é de melhorar ainda mais a troca de informações com a utilização destas ferramentas”, comenta o coordenador.
Quanto à visita virtual, a iniciativa busca dar conforto à família e ao paciente e minimizar a angústia da separação por conta da doença. Além da interação por meio dos tablets e notebooks, os familiares recebem atualizações do boletim médico, sem necessidade de deslocamento até o hospital.
A psicóloga Cleidiane Pinheiro, coordenadora do Serviço de Psicologia da Área Covid, explica que uma vez por dia, um profissional de Psicologia faz contato por meio de videochamada com a família utilizando os equipamentos. No caso de pacientes que por algum motivo não podem se comunicar, a família pode deixar uma mensagem, que é transmitida para eles.
“É um momento muito importante para o enfrentamento do adoecimento, para que as famílias possam manter contato, que embora não seja contato presencial, é muito importante porque fortalece o vínculo, minimiza a ansiedade de estar distante e diminui o isolamento do paciente. Tem sido uma estratégia muito importante para essas pessoas”, ressalta a psicóloga.
A ação
Ao todo, o Hospital Getúlio Vargas recebeu 14 tablets e 9 notebooks da Piauí Conectado. Os equipamentos, além de auxiliar os profissionais de saúde e facilitar a comunicação de pacientes, estão sendo utilizados pelos gestores para realização de videoconferências. Além disso, o HGV conta com a rede de internet da Piauí Conectado, que faz parte da infraestrutura do hospital desde 2019.
Dessa forma, o hospital está preparado para manter a estrutura de visitas virtuais e a realização de relatórios e boletins médicos.
De acordo com o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, a tecnologia vem sendo uma grande aliada neste período de pandemia e nos hospitais tem sido de extrema importância para a realização das visitas virtuais.
“A visita virtual é uma solução para que os pacientes possam ter contato com seus familiares e é uma forma de dar esperança a eles. Estamos satisfeitos em poder contribuir com uma ação tão relevante, que também é uma forma de prevenção ao coronavírus”, frisa o gestor.
A iniciativa faz parte do Projeto Piauí Conectado, que possui contrato na modalidade de parceria público-privada (PPP) com o Governo do Estado para modernizar a comunicação do Piauí e levar soluções por meio da tecnologia virtual.