O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, esteve em Recife nesta segunda-feira (10) para participar da Cerimônia de Posse do Superintendente do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, Danilo Cabral, e da 31ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene.

O evento de posse aconteceu no Auditório Desembargador Nildo Nery na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e contou com a presença de várias autoridades, entre elas ministros, governadores e parlamentares do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

A Sudene é uma autarquia federal que engloba mais de dois mil municípios e visa levar desenvolvimento inclusivo e sustentável aos habitantes da região Nordeste e do norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, buscando oferecer igualdade de oportunidades e autonomia para a população.

Durante a agenda pela capital pernambucana, o vice-governador também participou da 31ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, onde a pauta principal foi discutir e votar o Projeto de Lei que institui o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) para o período de 2024-2027, além da proposta de estabelecimento de um percentual de repasse dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para linhas de microcrédito para empreendedores rurais e urbanos.

Themístocles Filho falou sobre a agenda em Recife. “Muito bom participar da posse do superintendente da Sudene e contribuir para o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. Estamos empenhados em impulsionar um futuro para nossa região, promovendo igualdade de oportunidades e autonomia para todos”, ressaltou.

Durante a reunião foi aprovada a inclusão da atividade C-10 – Fabricação de Produtos Alimentícios, conforme solicitado pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles. Essa decisão permitirá estimular investimentos na agroindústria e impulsionar o crescimento do setor no estado, com o objetivo principal de gerar renda para a população local.

A participação do vice-governador na posse e na reunião demonstra o compromisso com o desenvolvimento da região Nordeste e a busca por medidas que impulsionem o crescimento econômico e social, promovendo oportunidades e fortalecendo a autonomia dos cidadãos.