Os incêndios florestais registrados nos últimos dias na região de Canto do Buriti, no sul do Piauí, foram debelados neste fim de semana. As equipes realizaram, nesta segunda-feira (28), um trabalho de monitoramento contra novos focos.

Uma chuva foi registrada nesta madrugada de segunda, que ajudou na contenção. O Batalhão de Operações Aéreas da PMPI (BOPAer) transportou uma equipe de brigadista e bombeiros para a linha de fogo, onde pernoitaram para caso houvesse novos focos.

Incêndios na região de Canto de Buriti são debelados após trabalho integrado

“Nós lançamos próximo à linha de incêndio 36 pessoas. Bombeiros militares, brigadista, Ibama e estamos trabalhando diuturnamente. Temos tido êxito, mas também é uma área muito grande. Por nossa sorte, está chovendo na região. Eles passaram uma noite toda aqui na chuva, debelando. Graça a Deus terminando com êxito”, disse o coronel Gomes, piloto e gerente de Operações Aéreas da SSP-PI.

De acordo com o coronel Emídio Oliveira, comandante operacional do Corpo de Bombeiros, a chuva foi essencial para os últimos combates. Agora o trabalho é de monitoramento pelas equipes na região e por Satélite Painel do Fogo.

Incêndios na região de Canto de Buriti são debelados após trabalho integrado (Foto: Divulgação)

“Ficamos muito felizes com as chuvas na região. Ela ajudou nossos bombeiros que estavam em um combate pesado. Estamos acompanhado o pessoal do helicóptero, que está fazendo o resgate do pessoal que passou a noite para o combate de incêndio, que não foi necessário graças à quantidade de chuva e nós vamos continuar o monitoramento para ver se todos os incêndios foram realmente extintos. Agora meio-dia tem a passagem do satélite sobre a região e a gente vai poder ter informações de como estão os focos de calor”, destaca Oliveira.

Equipes do Prevfogo do Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), bombeiros militares, BOPAer, brigadistas e voluntários de regiões vizinhas atuaram nos trabalhos.