Em alusão ao aniversário de 37 anos de fundação da Unidade Escolar Felismino Freitas, localizada no bairro Mocambinho, a comunidade escolar realiza a campanha “Doe Sangue. Doe Vidas” em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).
Nos dias 30 e 31 de agosto, no horário das 8h às 17h, o espaço escolar será destinado à equipe de médicos e enfermeiros do Hemopi para atender os estudantes, professores e a comunidade dos bairros atendidos pela escola que desejam realizar a doação de sangue.
A Unidade Escolar Felismino Freitas fica localizada no conjunto Mocambinho I, S/N. A escola atende 482 estudantes com a oferta do Ensino Médio regular e no Tempo Integral.
Motivada pela campanha em 2022, também realizada no aniversário da escola, a gestora Rejane Maria Rodrigues Lopes destaca que a meta é ultrapassar a arrecadação de 200 bolsas de sangue para o hemocentro. “A campanha de doação de sangue acontece em parceria com o Hemopi há anos e temos mobilizado a comunidade para comparecer à escola. Ano passado obtivemos 200 doações de bolsas de sangue em um dia de campanha e temos como meta ultrapassar essa quantidade de doações. Estamos indo aos bairros com carro de som para convidar a comunidade”, enfatizou.
Para fazer a doação é necessário:
– Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Apresentar documento de identificação com foto emitida por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro)
– Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.