Os Direitos Humanos e o ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena será tema do I Seminário do curso de Administração, do campus de Uruçuí. O evento acontece nos dia 18 a 20 de novembro.
A coordenação do evento, professoras Samaira Souza e Indira Bezerra, destacam que o seminário visa disseminar os conhecimentos e instigar o estudante a respeitar o próximo e entender seus direitos e deveres por meio do estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, bem como da diversidade da raça humana e suas influências.
“O evento proporcionará aos participantes conhecimento a partir de diálogo e ideias contemporâneas, visões igualitárias e universalizantes, com enfoque à proteção às diferenças culturais e de direitos de minorias”, explica Samaira Sousa.
A professora Indira ressalta que o projeto proporcionará uma maior e melhor qualificação e ampliação de visão dos participantes, bem como a difusão de conhecimentos por meio dos profissionais da área e do público participante. Ações sociais também serão desenvolvidas, com a entrega de alimentos para famílias carentes através de um pré-cadastro realizado pelos alunos de administração da Uespi. As organizadoras também informam que todos os dias o evento contará com uma atração e o encerramento será com o desfile “Entre Cores”.
As inscrições são realizadas presencialmente no campus ou através de formulário online. O valor é de R$ 30.
Programação
18/11/2019
18h30 – Credenciamento
19h – Abertura e Mesa de Honra
19h30 – Palestra Magna “Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade” – Stennio Leal
20h30 – Oficina 1 – Trabalhando a cultura afro-brasileira com a professora Udineide Ribeiro da Silva
21h30 – Atração “Grupo de Capoeira” – Contramestre Pescador
19/11/2019
19h – Abertura
19h30 – Palestra “Educação e Diversidade Étnico-Racial no Brasil numa Perspectiva Histórica” – professor Anchieta Santana
20h30 – Oficina 2 – Festcine Afro e entrevista com professora Denise Hosana
21h30 – Atração “Dança Afro” – Contramestre Pescador
20/11/2019
19h – Abertura
19h30 – Palestra “Povos Indígenas: ensino, pesquisa e luta política” – João Paulo Peixoto Costa
20h30 – Mesa-redonda “Relações Étnico-Raciais e Educação” – professora Lorena Raquel Morais
21h30 – Desfile “Entre Cores” – Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena