O campus de Piripiri realiza de 20 a 22 de novembro o IV Encontro de Química Ambiental. O evento tem o intuito de promover debates e discussões sobre a química e os aspectos ambientais no contexto acadêmico e social. As inscrições estão abertas no site do evento.
A programação conta com palestras, debates, minicursos e apresentações de trabalhos científicos. Dentre os temas de discussão estão: Remoção de CO2: uma alternativa para redução dos problemas causados por esse gás nas mudanças climáticas; A convivência ética entre humanos e não humanos: uma questão de educação; Aplicação de nanopartículas de albumina para carreamento de fármacos no tratamento de câncer; Química computacional como ferramenta de ensino e Extração de óleos essenciais.
O professor Vaeudo Valdimiro de Oliveira irá abordar em sua palestra as Fontes renováveis e não renováveis de energia e combustível. Segundo ele, existem nove formas de energias, sendo elas: térmica, elétrica, mecânica, radiante, solar, hídrica, eólica, nuclear e de biomassa. Na sua palestra, será discutido as fontes convencionais e as alternativas, bem como as vantagens e desvantagens das principais formas de energia, sobre o custo de produção dessas formas de energia, além de tratar sobre a produção de combustíveis.
Para ele debater sobre esse tema é fundamental, principalmente sobre as fontes de energias renováveis. “A energia elétrica vai ser muito utilizada em veículos. Uma empresa de automóveis já lançou no Brasil um automóvel híbrido, o qual você pode recarregar as baterias, assim, as pessoas passarão a consumir poucos combustíveis fósseis, como no caso da gasolina. A França quer que até 2025 a maioria da frota de carros sejam elétricos”, argumenta.
Ele também reforça que o último prêmio nobel de química foi dado para pesquisadores que desenvolveram baterias a partir de lítio, quando teve a crise do petróleo nos anos 70.” Levar esses temas para debater com os alunos é muito importante, para podermos pensar alternativas de energias, principalmente aqui no Nordeste com a produção de energia eólica e solar”, finaliza.
Os interessados em participar tem até o dia 5 de novembro para se inscrever no site do evento.