O campus Prof. Antônio Giovani Sousa, da Uespi de Piripiri, vai realizar o II Congresso de Direitos Humanos nos dias 27 até 29 de novembro. O Congresso de Direitos Humanos tem como tema “Direitos humanos: pra quem?” e busca refletir a real efetividade e aplicabilidade desses direitos com os indivíduos e grupos.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são “inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição”.
O evento busca fortalecer uma cultura de direitos humanos, cidadania e diversidade e para isso o conhecimento é fundamental. De acordo com a organização, o Congresso resgata a sensibilização e mobilização das pessoas quanto ao sentido e significado do que seja os direitos humanos.
Danilo Oliveira, estudante do curso de Direito e um dos organizadores, o projeto do Congresso de Direitos Humanos surgiu no ano passado com a disciplina de Teoria da Constituição e foi idealizado pela então professora Andréia Marreiro Barbosa. Em 2018, mais de 200 inscritos participaram dos debates e a expectativa para esse ano é ainda maior.
“A partir da ideia, o Congresso foi abraçado de maneira bem especial por todo o corpo discente do Curso de Direito. É um congresso praticamente organizado por alunos. Nasceu com o propósito de discutir Direitos Humanos frente toda a conjuntura política e social em que nos encontrávamos e nos encontramos agora”, afirmou.
O organizador acrescenta que essa edição envolve não somente o curso de Direito, mas toda a comunidade acadêmica do campus. “A proposta é envolver todos os cursos do campus tanto na organização do evento como na participação em si. Teremos ciclos de palestras, minicursos/oficinas, apresentação de trabalhos científicos, apresentações culturais e outras atrações, que serão divulgadas apenas nos dias do evento”.
A carga horária do evento é de 30 horas e as inscrições iniciarão na próxima semana. Confira a tabela de preços:
- 25 reais para estudantes + um kg de alimento não perecível;
- 35 para profissionais + um kg de alimento não perecível.
Ao final, os alimentos serão doados para uma instituição ou famílias carentes.