A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) formou, no dia 28 de fevereiro, a primeira turma da Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia em parceria com o Hospital Getúlio Vargas (HGV).
Com duração de três anos, a Residência Médica da Uespi/HGV, credenciada pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia objetiva fomentar o crescimento da área no estado do Piauí. O supervisor da residência, Isânio Vasconcelos Mesquita, afirma que os novos ortopedistas dão um pontapé para a formação de novos profissionais capacitados na área de Ortopedia e Traumatologia.
“É de enorme importância para a sociedade piauiense receber médicos altamente qualificados em uma área na qual a demanda cresce à medida em que aumentam os acidentes e a expectativa de vida da população. É um grande passo para a Uespi e para todos do estado”, ressalta o professor.
O primeiro edital para residência médica em Ortopedia ofertou duas vagas no ano de 2018. A turma foi formada por Denise Freire e Márcio Viana. Os ortopedistas realizaram o exame para a conquista do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (Teot), que é conferido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Ambos tiveram classificações satisfatórias.
Denise Freire aponta que a residência exigiu dedicação exclusiva, trabalho árduo e muito estudo, o que tornou tudo ainda mais gratificante. “É com muita satisfação que concluo meus estudos na 1ª turma de residência médica de ortopedia da Uespi, tendo sido bem sucedida no meu exame final para obtenção do título de especialista realizado pela Sbot. Passamos por algumas dificuldades, como em todo começo, mas, ao longo do tempo, com todo empenho do nosso mestre prof. dr. Isânio Mesquita, a quem tenho imensa gratidão e admiração, conseguimos evoluir e hoje temos o reconhecimento da nossa sociedade. Minhas expectativas profissionais são ingressar de modo satisfatório no mercado de trabalho, sempre otimista e confiante, dada a excelente formação que obtive na Uespi e HGV”, afirma a ortopedista.
O Márcio Viana destacou que na sua formação obteve um grande conhecimento na área, não só teórico, mas muito conhecimento prático. O HGV lhe proporcionou várias situações clínicas e cirúrgicas que vai levar para a vida. “Agradeço muito a oportunidade e aos meus preceptores, em especial ao dr. Isânio Mesquita que foi o responsável por proporcionar essa oportunidade de fazer residência num grande serviço como o do HGV. As expectativas são as melhores possíveis. Saí com segurança para conduzir meus pacientes tanto clínico como cirurgicamente, espero a cada dia continuar a me atualizar mais para proporcionar o melhor aos meus pacientes”, conta o ortopedista.
Residências médicas nos hospitais HGV/ MDER/ HILP
Os hospitais Getúlio Vargas, Maternidade Dona Evangelina Rosa e Hospital Infantil Lucídio Portella têm parceria com a Uespi e os alunos dos cursos de saúde realizam práticas médicas orientadoras pelos supervisores.
As residências médicas são direcionadas às áreas de Cirurgia Geral, Programa de Pré-Requisito em área de cirurgia básica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Medicina Intensiva, Nefrologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia, Cirurgia Pediátrica e Urologia. O último edital ofertou 16 vagas para todas essas áreas.