A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) assinou nesta quinta-feira (31), acordo de cooperação com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) durante lançamento do Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ), em Manaus (AM). A assinatura do acordo de cooperação é a primeira ação do programa que tem como objetivo fomentar a acreditação (credenciamento) de laboratórios e a formação de profissionais nas áreas de metrologia e qualidade nas regiões Norte e Nordeste.
O lançamento do programa e a assinatura do acordo de cooperação aconteceram durante o seminário “A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade” realizado pelo Inmetro em parceria com a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac). O reitor da Uespi, Evandro Alberto, representou a instituição no evento e destacou a importância do acordo para o desenvolvimento de potencialidades do estado do Piauí.
“A partir desse protocolo de intenções, nós vamos ter os laboratórios da Universidade Estadual do Piauí acreditados por esta grande instituição que é o Inmetro. A partir disso, vamos trabalhar com foco em áreas como energias renováveis e biotecnologia, bem como trabalhar a cadeia produtiva, como é o caso do mel, do caju, da cera de carnaúba, certificando esses produtos e agregando valor para o Piauí”, explica o reitor.
O acordo de cooperação foi assinado pelo presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, pelo reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto de Sousa e pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas. O processo de acreditação representa o atestado da competência técnica dos laboratórios da instituição e o progresso tecnológico e científico através da universidade.
Visita técnica
No início do mês de agosto deste ano, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) recebeu uma delegação de servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A visita técnica marcou o início de uma colaboração que visa estreitar laços de cooperação entre as instituições e impulsionar o progresso científico e tecnológico da região.
“Além do acordo de cooperação que foi assinado hoje, nós, enquanto Universidade, vamos trabalhar também na oferta do curso de pós-graduação em parceria com o Inmetro, através de um mestrado em Metrologia”, anunciou o reitor.
Para Evandro Alberto, a aproximação com o Inmetro é vista como uma oportunidade estratégica, permitindo que a Universidade se posicione na vanguarda do desenvolvimento tecnológico no Nordeste. A cooperação visa não apenas fortalecer as áreas de pesquisa e pós-graduação, mas também alavancar o setor produtivo local, apoiar negócios e contribuir para o progresso do estado do Piauí.