A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foi uma das entidades homenageadas em uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (13) promovida pelo Hospital Getúlio Vargas e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh). Na ocasião, foram agraciadas personalidades e instituições com o certificado Amigo do HGV, como forma de agradecimento pela contribuição com direcionamento de recursos ou de forma técnica para o avanço da unidade.

“Ficamos muito felizes com esse reconhecimento institucional”, afirmou o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, acrescentando que esse reconhecimento não é somente para uma organização, mas para as pessoas que fazem parte dela e que desempenham de forma eficiente a sua função. “Não é a Uespi que está sendo lembrada neste evento, mais um corpo de professores, que também são médicos aqui no HGV, recepcionam pacientes e auxiliam seus alunos ainda em formação”, declarou.

 

Dez personalidades, entre representantes de instituições e autoridades políticas, receberam o certificado de “Amigos do HGV”

 

Jesus Abreu, Evandro Alberto, Andrea Lima, Nouga Cardoso e Izânio Mesquisa, professores da Uespi, estavam na solenidade de entrega do certificado

O diretor geral HGV, Gilberto Albuquerque, ressaltou a importância da Uespi para o hospital. “Todo hospital que tem ensino, extensão, pesquisa, alunos, professores mestres e doutores tem uma melhora na qualidade da assistência porque o corpo acadêmico é exigente, está sempre se aperfeiçoando, estudando mais e trazendo novas técnicas. Isso agrega muito valor à nossa unidade. Somos muito beneficiados com a Uespi estando aqui conosco, porque ela traz novidade, atualização, qualidade. Isso fortalece nosso serviço e melhora a assistência para a nossa sociedade”, destacou.

 

Diretor Acadêmico do HGV, Izânio Mesquita, acompanha a comunidade discente no hospital e realiza atividades para os trabalhadores do HGV

Atualmente, a Uespi tem cerca de 900 alunos que estão atuando dentro do hospital seja no ensino, extensão e pesquisa. O diretor acadêmico do HGV e docente da Uespi, Izânio Mesquisa, informou que alunos dos cinco curso de Saúde da universidade estão contribuindo para os serviços de atendimento da população dentro do HGV. “Professores e alunos executam vários projetos aqui, como estágios em laboratórios, centro cirúrgicos, atividades, desde a fase inicial quando o paciente chega ao hospital, até a sua liberação. Com essa parceria, existe uma troca de conhecimentos e experiências e isso beneficia o HGV, a população e também o ensino dos acadêmicos”, destacou.

Receberam o Certificado de “Amigos do HGV” pela Uespi os professores Izânio Mesquisa; Jesus Antônio Abreu, diretor do Centro de Ciências da Saúde e a professora Andrea Lima, coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. No ano passado, a residência foi responsável por um projeto voltado para a  saúde e qualidade de vida dos trabalhadores do hospital e do ambulatório azul envolvendo as áreas de psicologia, fisioterapia, nutrição, serviço social, odontologia, enfermagem e educação física. “Em média, atendemos 250 a 300 trabalhadores por mês de março a dezembro. O projeto deu certo e, além da residência multiprofissional, temos projetos nas residências de ortopedia e residência vascular. Com isso, ampliamos e melhoramos o atendimento dentro do HGV”, destacou Andrea Lima.

“Esse reconhecimento aproxima as instituições, deixa o ambiente mais leve e essa associação da Uespi com o HGV segue uma tendência mundial. Todos os grandes hospitais do mundo têm a associação com o ensino, como, por exemplo, o Sírio Libanês, que tem programas de residências médicas. Essa proximidade com o ensino potencializa as atividades do hospital, melhora o atendimento dos pacientes. No geral, quem ganha mais com essa união é o paciente, que é o objetivo de nosso trabalho, seja na universidade, seja no HGV”, afirmou o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Jesus Antônio Abreu.

Os homenageados foram reconhecidos pelos trabalhos e recursos disponibilizados para o HGV