No dia do Servidor Público, a Universidade Estadual do Piauí agradece e parabeniza seus quase 1.700 servidores efetivos que, através de variadas funções, contribuem para o bom funcionamento da universidade, fortalecendo seus pilares (ensino, pesquisa e extensão) e contribuindo para a mudança de muitas vidas. A UESPI atenta para a importância de todos aqueles que compõem a instituição, e neste dia, o servidor público uespiano.

Mas o que é ser servidor público? Esta categoria engloba aqueles que trabalham para a administração pública, servindo a população. Sendo assim, todos os servidores são de fundamental importância para o atendimento de necessidades essenciais da sociedade, como saúde, educação e segurança. Atualmente, a UESPI conta, em números exatos, com 1.668 servidores efetivos, dentre eles professores, técnicos e servidores à disposição.

Antes mesmo da UESPI ter a sua aula inaugural, em 28 de julho de 1986, e tornar-se uma instituição de ensino superior consolidada no Estado, ela já contava com alguns servidores que seguem prestando seus serviços dentro da IES até os dias atuais, como é o caso de Sônia Maria da Conceição Andrade, Carlota Neta Soares e Maria de Fátima Veras.

Sônia Andrade, mais conhecida como “Tia Sônia”, chegou na UESPI quando tinha apenas 24 anos, em 19 de novembro de 1981. No auge dos seus 62 anos de idade, ela diz estar apta para trabalhar todos os dias e que não passa por sua cabeça se aposentar, pois pretende trabalhar na instituição por pelo menos mais dez anos. “Quando comecei a trabalhar na atual UESPI, aqui era um Centro de Recursos Humanos. E foi neste Centro que minha história de amor pela instituição teve início. Eu amo trabalhar nesse lugar. A UESPI é tudo para a minha vida”, diz.

Mãe de três filhos e com cinco netos, Tia Sônia diz que eles são a motivação para que ela esteja feliz todos os dias e continue trabalhando. “Todos eles estão muito bem encaminhados na vida, são cidadãos. Isso passa muito por todos esses anos de dedicação à UESPI. Foi trabalhando aqui que consegui ajudá-los e cuidar da nossa casinha’, pontua.

“Tia Sônia” está na UESPI desde 1981

Questionada a respeito do que a mantém na UESPI por todos esses anos e porque não pensa em se aposentar, ela diz que sua alegria é acordar cedo, tomar café e pegar sua bicicleta para ir à UESPI todos os dias. “Aqui é a minha segunda casa, é onde eu construí a minha segunda família. Eu trabalho com pessoas que respeito bastante e eu percebo que é recíproco. Criei um vínculo muito grande com essas pessoas que fazem parte da UESPI”, explica.

Tia Sônia diz ter orgulho de ser zeladora da UESPI e que ela e a instituição são um exemplo de casamento que deu certo. “Eu amo fazer café e servir as pessoas. Quando eu as sirvo, o sorriso delas vem de encontro ao meu. É prazeroso você servir um café ou uma água para uma pessoa e ela abre um sorriso, lhe dá um abraço. Eu adoro o que eu faço. Hoje a UESPI é gigante e eu fico muito feliz de ter acompanhado toda a evolução dela”, finaliza.

Carlota Neta Soares, desde 1985 na UESPI, atualmente trabalha no Protocolo Acadêmico da instituição

 

Quem também está na UESPI há mais de 30 anos é a servidora Carlota Neta Soares, de 61 anos. Cedida pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) em 11 de julho de novembro 1985, ela diz que sempre foi uma funcionária dedicada e compromissada com a UESPI. “Eu sou de antes da aula inaugural da UESPI. Eu tenho orgulho de dizer que os primeiros diários de classe da Universidade foram feitos por mim. Na época não existia computador e sim máquina de datilografia. Eu vi essa instituição crescer e aprendi a amá-la”, diz.

Atualmente trabalhando no Protocolo Acadêmico da UESPI, ela diz ter escolhido este cargo por gostar de estar perto dos alunos. “Gosto de auxiliá-los no que precisam. É isso que me deixa feliz e satisfeita”, declarou.

Outra servidora que está há muito tempo na UESPI é a professora Maria de Fátima Veras, docente e coordenadora do curso de Licenciatura em Biologia, localizado no campus Poeta Torquato Neto. Hoje com 64 anos, ela, assim como Carlota Soares, chegou na instituição cedida pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), em 26 de fevereiro de 1986. A professora diz que sempre teve dedicação e compromisso com a UESPI e que a instituição a formou como pessoa e profissional.

“Já fui diretora, pró-reitora e participei de várias comissões. Hoje sou professora e coordenadora de curso. Não penso em parar agora. Quero estar sempre proativa no trabalho, principalmente nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Gosto de estar em sala de aula e desenvolver pesquisas. A UESPI tem sido para a minha vida uma grande lição. Só tenho a agradecer”, diz a professora.

 

Maria de Fátima Veras participou da elaboração e implantação do curso de Biologia na UESPI, em 1986

Atual coordenadora do curso de Biologia da UESPI, cumprindo sua segunda gestão em sequência, não é a primeira vez que Fátima Veras está à frente do curso, visto que em 1986 participou da elaboração e implantação do seu curso na instituição, até então inexistente nela. Com a criação do curso, ela foi coordenadora por quatro anos, até 1990.

Ela finaliza com uma mensagem aos servidores: “Nós, servidores, temos uma grande missão. A minha é ser professora. Nós, professores, contribuímos para a formação profissional e pessoal do aluno. Essa formação é muito gratificante. Precisamos formar grandes educadores e pessoas que possam mudar positivamente os ambientes em que estão inseridos”, declara.

Em todas as três histórias o amor pela Universidade Estadual do Piauí é evidente. Elas cresceram e viram a UESPI se tornar o que é hoje, a maior instituição de ensino superior do Estado, responsável por formar cidadãos e profissionais para todos os setores da sociedade, sendo capazes de desenvolver os locais que estão. Nada disso seria possível sem a dedicação dos quase 1.700 servidores que temos hoje, que contribuem de todas as formas para o desenvolvimento da instituição de ensino superior (IES) e do Piauí.

A Administração Superior da UESPI parabeniza todos os seus servidores e reconhece neles também um pilar de sustentação essencial para o surgimento, crescimento e desenvolvimento da maior instituição de ensino do Piauí. O passado, presente e futuro da UESPI passa pelos seus servidores e a grande competência que cada um coloca na sua área e que contribui para formar grandes profissionais e cidadãos.

Em nome de todos da administração Superior, o Reitor em exercício, Prof. Evandro Alberto, parabeniza pelo dia do servidor púbico.