O Programa de Ensino Tutorial de Química da Universidade Estadual do Piauí (Pet Química) realiza mais uma edição do Café com Química com o tema Energia solar fotovoltaica no Piauí, com professor e pesquisador Albemerc Moura de Moraes. O evento será realizado dia 8 de novembro, às 10h, no auditório Geratec, no campus Poeta Torquato Neto. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
A organização do evento escolheu abordar energia solar por ser um tema que está sendo muito debatido atualmente na sociedade. Segundo o Portal Sol, o Piauí é um dos estados que mais possui usinas fotovoltaicas no País. O estado tem um das maiores médias de radiação solar do Brasil, de acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar, e vem se destacando como 4º Estado produtor de energia centralizada, com 270.0 MW já em operação e 419, 9 MW em construção, totalizando 689.9 MW, como consta nos dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
A aluna do curso de Química da Uespi e organizadora do PET Química, Natasha Rocha, disse que para a temática de energia solar serão abordados sobre a indústria, linhas de crédito para obtenção de placas solares e sobre como elas podem ser utilizadas como fonte de energia.
O professor Albermec que tem experiência na área, atuando principalmente nos temas sobre energias renováveis no meio rural, sistemas fotovoltaicos e bombeamento fotovoltaico, vai compartilhar com os participantes como é possível produzir energia solar no Piauí e criar alternativas de energias renováveis de baixo custo.
Os interessados em participar devem realizar a inscrição presencial no mural do PET Química até a data do evento.
Café com Química
A cada edição do Café com Química é trabalhado um tema seja da área de exatas e/ou ciências da natureza. O ciclo de palestras, realizados a cada três meses, é organizado pelo Programa de Ensino Tutorial de química da Uespi (Pet Química). Os temas debatidos em outros eventos foram: Educação Ambiental, Farmacologia, Perícia e cerveja artesanal.