No âmbito das celebrações do mês estadual da Consciência Negra, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promoverá, entre os dias 13 e 15 de setembro, o III Seminário de Antropologia na Prática e o I Encontro de Núcleos de Pesquisa, ambos no auditório do Palácio Pirajá, situado no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. O período de inscrições já está aberto e se estenderá até o dia 08 de setembro.

Neste ano, as reuniões têm como propósito a congregação de pensadores que se dedicam a temas como relações étnico-raciais, ações afirmativas, gênero e segurança pública, bem como identidades emergentes no século XXI. Os encontros buscam fornecer perspectivas para políticas públicas e produção acadêmica voltadas para as populações indígenas, quilombolas, pretas e pardas. O foco está no acesso à educação e aos territórios rurais e urbanos desses grupos, ao mesmo tempo em que se explora a intersecção entre questões de segurança pública, gênero e raça/etnia.

Os organizadores detalham no site do evento que o III Seminário de Antropologia na Prática ocorrerá após as transformações causadas pela pandemia de Coronavírus, que afetou as formas de interpretação do mundo, as metodologias de pesquisa e todos os níveis de ensino. De acordo com o coordenador geral, Prof. Bispo Miranda, as atividades contarão com a participação de especialistas tanto do Piauí quanto de outros estados.

Dentre os diversos temas abordados no seminário, estão as práticas no contexto da população indígena. Sobre esse assunto, o docente destaca:“Teremos uma mesa bastante substanciosa com a comunidade indígena, que trará nossos caciques e cacicas do estado para abordar os temas mais urgentes dessa comunidade no nosso debate durante o terceiro Seminário. Sejam todos bem-vindos! Não deixem de se inscrever”, declarou o Professor de Ciências Sociais da Uespi.

Confira aqui toda a programação.

Fonte: Ascom Uespi