Representantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizaram a aula inaugural do curso presencial de Licenciatura em Ciências Biológicas, instalado por meio do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL), nas cidades de Bom Jesus e Simões, na última quinta-feira (10) e sábado (12).

Primeiro dia de aula no polo de Bom Jesus

O programa tem o objetivo de promover a formação continuada por meio de cursos de licenciatura atendendo a organização curricular da educação básica e fornecendo meios para aprimoramento dos professores das redes de ensino.

Ao todo o PRIL oferta são 160 vagas distribuídas nas cidades de Piripiri, Oeiras, Simões e Bom Jesus. Além da UESPI, fazem parte da iniciativa Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com apoio do Ministério da Educação.

Aula inaugural aconteceu na Câmera Municipal de Simões

De acordo com o reitor da UESPI, professor Evandro Alberto, no último ano de PRIL os alunos matriculados terão direito a uma bolsa de 750 reais. “O nosso compromisso é de investir em educação e gerar desenvolvimento e nós estamos fazendo isso com uma universidade pujante que é a nossa Uespi”, ressalta.

Professor Evandro Alberto durante aula inalgural do Polo de Simões

Jusceleia Veloso é uma das alunas beneficiadas com o curso de Biologia no polo de Simões. Mãe de três filhas, a mais nova estudante vai pela primeira vez cursar uma licenciatura no Ensino Superior. “Essa é uma área que eu sempre gostei desde o Ensino Fundamental. Quando surgiu esse curso eu resolvi fazer minha inscrição no processo seletivo e graças a Deus consegui uma vaga. A felicidade tomou conta da minha casa, especialmente minhas filhas, que me deram apoio para continuar meus estudos e agora eu tô bastante motivada com o começo desse curso”, pontua.

Segundo a coordenadora do PRIL e diretora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Márcia Percília, ao todo quatro regiões do Piauí estão sendo contemplados com os novos cursos de Biologia do Programa. “Essas regiões foram escolhidas de forma estratégica para formar profissionais na área de Biologia com capacidade de atuar nos seus nichos de desenvolvimento. São cidades com uma potencialidade muito grande e com o Programa vamos contribuir com a educação do Piauí”, disse.

Professora Márcia Percília esteve presente na aula inalgural dos Polos de Simões e Bom Jesus

A secretária do PRIL em Simões, professora Maria Bento, aponta que o novo curso ofertado na cidade de Simões abrange moradores de muitos municípios vizinhos. “Nós temos alunos de Jacobina, Marcolândia, entre várias outras cidades e a importância de trazer um curso desse porte é promover o acesso de nível superior para essas pessoas”, salienta.

A coordenadora pedagógica do PRIL e professora da UESPI, Rosélia Machado, acrescenta que o curso tem duração de quatro anos com oito semestres letivos. “As expectativas são positivas por estarmos iniciando essas novas turmas, que com certeza terão um vasto campo de atuação na Educação Básica”, finaliza.