O Grupo de Pesquisas em Geografia Humana e Valorização do Espaço realiza nesta noite (22), o IV Ciclo de Palestras Geografia, Espaço e Sociedade, na Universidade Estadual do Piauí, campus Clóvis Moura- Teresina.
O objetivo do evento é garantir um espaço de diálogos para refletir sobre temas de natureza geográfica, que possibilitem a compreensão de dinâmicas sócio-espaciais contemporâneas, fomentando a formação de graduandos e graduados em Geografia do Piauí.
A palestra com o tema “A Geografia da resistência zapatista e a contra-segurança militar e estatal”será ministrada pelo professor da Uespi João Paulo Rabelo. Para ele é de extrema importância conhecer realidades sociais latino-americanas que auxiliem a compreender nexos e correspondências sócio-políticas do Brasil.
“Nesta palestra será apresentada a geografia histórica e política na qual as populações indígenas e campesinas de Chiapas (estado do sudeste mexicano) estão situadas. Neste contexto, a exposição se concentrará sobre a atuação do movimento Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) e a trama estatal-militar direcionada ao seu combate e desmantelamento”, destacou o professor.
Segundo a organizadora do evento, professora Manuela Nunes, o Ciclo de Palestras foi criado em 2013 com o intuito de debater temas relevantes e socializar as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Geografia do Estado. “A ideia consiste em criar um espaço que possa contribuir com a formação de sujeitos com atitudes críticas diante da realidade e capazes de atuarem de maneira propositiva no mercado de trabalho”, explicou.
Além da apresentação da palestra, a programação do evento segue nos dias 31 de outubro, 21 de novembro, 13 de dezembro e 08 de janeiro. As temáticas escolhidas abordarão discussões contemporâneas sobre o fenômeno urbano, contribuições teóricas e aplicadas ao tema cidades médias, riscos climáticos e vulnerabilidades em Teresina e governança urbana e grandes projetos urbanísticos, respectivamente.
Inscrições
Para quem deseja participar do evento, as inscrições estão sendo feitas na coordenação do curso de Geografia e no Auditório Goethe Sandes, do campus Clóvis Moura.