Reitoria e uma das diretorias da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) receberam, nesta terça-feira (29), representantes da Superintendência do Trabalho, Renda e Inclusão. O objetivo da reunião foi estabelecer as bases de um termo de convênio entre a Universidade e a Superintendência, para a disponibilização de cursos de capacitação voltado a discentes e professores da instituição, e aos cidadãos cadastrados no sistema único da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

O reitor da Uespi, Evandro Alberto, destacou a importância do projeto piloto e explicou que, ao ser desenvolvido, ele pode ser ampliado a um programa que atenda diversas outras áreas. “Hoje, definimos que o projeto será configurado como um programa de extensão, com um foco específico no empreendedorismo. Nesse sentido, direcionaremos nossos esforços para atender a um público-alvo delimitado, cujo perfil será fornecido pela Superintendência. Assim, surge a necessidade de uma qualificação adicional, onde nossos professores serão convidados a fornecer essa atividade. O objetivo é crescer e buscar investimentos para ampliar o projeto, incluindo diversas áreas e setores”.

Reitor da Uespi, Evandro Alberto, superintendente, José Barros, e a diretora de Qualificação, Heline Silva.

Para o superintendente de Trabalho, Renda e Inclusão, José Barros, o momento teve uma discussão muito produtiva sobre o projeto piloto, que busca selecionar alunos para o Programa Qualifica Piauí, identificando aqueles que mais tenham perfil empreendedor. “A partir disso, surge a parceria com a Uespi para que ela ceda professores ao projeto. Assim, podemos qualificar, em um segundo momento, alunos do Qualifica Piauí que tenham esse perfil empreendedor. Nossa intenção é estimular esse lado dos estudantes, resultando em futuros empreendedores”.

Outros benefícios que podem ser gerados com o desenvolvimento do projeto foram destacados pelo diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Allen da Costa Araújo. “Por meio dessa oportunidade, vai ser possível também fazer pesquisas institucionais para a Uespi, juntamente a esse cadastro único, para daí traçar estratégias de redução da taxa de desemprego em nosso Estado”, explica o diretor.

Representando a Superintendência do Trabalho, Renda e Inclusão, estiveram na reunião o superintendente, José Barros; a gerente de Empreendedorismo, Olivia Cristina; e a diretora de Qualificação, Heline Silva.

Reitor da Uespi, Evandro Alberto, gerente de Empreendedorismo, Olivia Cristina, e o diretor do CCSA, Allen da Costa Araújo