A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) retomou as atividades administrativas de forma gradal nesta segunda-feira (10). Os setores voltaram com escalas de revezamento, com no máximo 30% da lotação.
Nesta retomada, apenas técnicos administrativos e terceirizados que precisem realizar atividades de forma presencialmente estão trabalhando nos prédios da instituição. Os bolsistas e estagiários continuarão afastados do expediente presencial enquanto perdurar a suspensão do calendário acadêmico, ainda que a Uespi figure, simultaneamente, como parte concedente do estágio e instituição de ensino superior.
Ainda está suspenso a utilização dos espaços de uso coletivo como auditórios, bibliotecas, salas de aula, entre outros, conforme a portaria Condir 005/2020, que estabelece o Protocolo de Recomendações Higienicossanitárias da instituição.
Também o atendimento ao público externo ainda permanece suspenso, que continuará sendo feito, de forma remota, via e-mail ou telefone.
As reuniões e eventos continuarão a ser realizados, obrigatoriamente, por meio de plataformas eletrônicas.
Segundo o pró-reitor de Administração, Pedro Soares Júnior, a volta está sendo recomendada apenas para setores que dispõem das condições mínimas para funcionamento, para evitar qualquer tipo de proliferação da Covid-19.
A servidora do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), Patrícia Lacerda, retomou suas atividades presenciais nesta segunda. Ela destaca que o setor em que trabalha atuará em sistema de rodízio. ”Eu virei às segundas, quartas e sextas, de 7h30 às 12h. As atividades, por enquanto, dá para serem remotas. No momento, eu estou fazendo uma solicitação da Capes sobre as turmas que finalizaram recentemente, para poder, possivelmente, fazer a proposta a novas turmas”, disse Patrícia.
Trabalhos integralmente remotos
Os protocolos geral e acadêmico continuarão funcionando integralmente de forma eletrônica, de modo que aqueles usuários que não possuam acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou que sintam dificuldades para operá-lo, deverão enviar a documentação que desejam protocolar por e-mail, em formato PDF, para os seguintes endereços eletrônicos: protocologeral@prad.uespi.br e protocoloacadêmico@preg.uespi.br, respectivamente.