Nesta quinta-feira (10), foram encerradas as oficinas de elaboração de ações estratégicas, debatendo o tema de “Cadeias produtivas e câmaras setoriais”.


Focando em produções de fruticultura, apicultura, leite e ovinocaprinocultura, estiveram presentes 120 participantes virtuais, dentre eles: representantes da Secretaria da Agricultura Familiar, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agência de Defesa Agropecuária, da Universidade Estadual do Piauí, da Cooperativa de Pescado do Vale do Parnaíba e da Cooperativa de Apicultores, dentre outros.

As oficinas, organizadas pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), seguiu a estrutura metodológica da “Árvore de Problemas”, com apresentação das barreiras identificadas nos vetores econômicos, debates em grupos e a colaboração de conhecimentos individuais para a construção de soluções.

Em fala de encerramento, a secretária do Planejamento, Rejane Tavares, destacou os esforços de presença dos participantes e da mobilização para que as oficinas alcançassem esse ótimo resultado. “O trabalho participativo é o que norteia a política territorial e os momentos de discussão dessa semana só trarão os frutos almejados graças aos coletivos unidos em prol do desenvolvimento”, afirmou.