Municípios de todos os territórios do Piauí realizaram conferências. No foto, jovens de Monsenhor Hipólito. Foto: Ascom Cojuv

No decorrer do mês de maio serão realizadas as últimas conferências municipais de juventude do Piauí. Cerca de 40 conferências estão previstas para ocorrerem ao longo das próximas três semanas. No próximo mês, a equipe da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) e a Comissão Organizadora Estadual (COE) da 4ª Conferência Estadual de Juventude já começam a organizar os últimos detalhes para a realização da etapa estadual, que ocorre na última semana de junho.

“A Conferência Estadual deveria ter ocorrido em 2020. Podemos dizer que o maior desafio nesse processo foi a pandemia. Mesmo agora, tivemos várias conferências municipais que precisaram ser adiadas. Contudo, acreditamos que na reta final conseguimos fazer um trabalho exitoso, sobretudo pelo comprometimento das nossas equipes técnicas, que tiveram de cumprir escalas de viagem extenuantes para oferecer o suporte necessário aos municípios na realização de suas respectivas conferências. Além das parcerias com órgãos do Governo do Estado e com as gestões municipais de juventude e assistência social, que foram cruciais na construção e mobilização das conferências municipais nos doze territórios de desenvolvimento do Estado”, relatou o secretário-executivo da Conferência Estadual, Venicio Moura.

Ademais, esse processo não se encerra na realização das conferências municipais. Cada município apresentou propostas para seus entraves locais e também para o Estado. A ideia é que, dessas propostas, os municípios possam construir seus Planos Municipais de Juventude. Após a elaboração desse documento, o passo seguinte é submetê-lo à votação na Câmara Municipal para deliberação e aprovação na forma de lei. O intuito é que o Plano Municipal de Juventude determine como serão as políticas públicas de juventude por um período de tempo determinado, até que o documento possa ser revisto e uma nova versão dele possa ser acordada entre a sociedade civil e o poder público, em processo similar ao que ocorre agora.

As etapas municipais também elegeram, até o momento, cerca de 200 delegados e delegadas, que representarão as pautas de seus municípios na 4ª Conferência Estadual de Juventude. Nesse momento, pautas de interesse das juventudes serão debatidas em grupos de trabalho, elaborados pela COE, e em três plenárias temáticas que ainda serão definidas. “Assim como as conferências municipais têm o objetivo de construir seus Planos Municipais de Juventude, o intuito da 4ª Conferência Estadual de Juventude é construir, mas também renovar o Plano Estadual de Juventude. No Nordeste, em 2009, fomos o primeiro estado a ter esse documento. Então, vivemos um momento histórico em 2022, quando iremos discutir o antigo documento, avaliá-lo em termos das conquistas que tivemos na última década e propor novos desafios para os anos seguintes”, disse Moura.