O governador Wellington Dias inaugurou, nesta terça- feira (22), a Estação de Tratamento do Município de União, que tem capacidade para tratar 70 litros de água por segundo e 200 mil litros em cada bloco. Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense comemorou também o fato de União ser um dos municípios do Brasil que possui quase toda sua população atendida por um sistema de esgotamento, somando aproximadamente 97% de rede tratada.
“Essas são obras de extrema importância para a população e têm grande influência na qualidade de vida da população. Apesar de ser uma obra que muitas vezes não é vista, é um investimento preventivo para a saúde da população que, com uma água de qualidade e com esgotamento sanitário, deixa de adoecer de diversas doenças”, comentou Dias.
Wellington Dias parabenizou a equipe de engenharia da Agespisa que desenvolveu uma modelagem capaz de suprir as necessidades da população e que consumiu menos recursos. “Essa modelagem nasceu no Piauí e já está sendo copiada por outros lugares porque garante a distribuição de qualidade e de forma econômica. Onde antes pensava-se em algo de R$ 3,2 milhões foi feito com apenas R$ 1,3 milhões. Sei o quanto a população sofria e cobrava dos gestores uma água de qualidade, principalmente nos bairros mais altos. Hoje ela recebe um sistema moderno e com uma estrutura de reserva, pois a antiga estação também foi recuperada para caso de algum problema, a outra já ser acionada. É muito gratificante”, disse o governador.
O diretor da Agespisa, Genival Sales, também destacou a rapidez com que a obra foi realizada. “Nesse sistema compacto, foi possível realizar a obra em apenas 90 dias. No modelo antigo, levaríamos aproximadamente um ano. Sabemos também da expansão das cidades e que muitas já trabalham com a sua capacidade no limite. Porém, os investimentos feitos aqui possibilitam uma folga de aproximadamente 20 anos para o município de União”, explicou.
O secretário de Fazenda e gestor do PRO Piauí, Rafael Fonteles, enfatizou que em um momento no qual vivemos uma das maiores crises sanitárias da história mundial, seguir investindo e dando mais qualidade de vida para a população é indispensável. “Agora que a pandemia tem se retraído, temos a preocupação em recuperar a economia e sabemos que ela só se recupera com um plano ousado de investimentos, por isso temos o Programa PRO Piauí, que é o maior programa de investimento da história do estado e que, além da infraestrutura, pensa na educação, na saúde, no social e no bem-estar da população”, disse.