O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi), lançou nesta terça-feira, 01 de agosto, o UAPI Inova Tech, Laboratório de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). A iniciativa traz um novo conceito e ideias inovadoras que possam repercutir positivamente na formação dos alunos e no incremento profissional, estimulando indicadores de desenvolvimento socioeconômico em todos os territórios beneficiados com a presença da Universidade Aberta do Piauí.
O Laboratório Inova Tech será responsável pela prática de desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão dos discentes devidamente matriculados e cursando a partir do 2° período. O laboratório visa promover um ambiente de transformação e estímulo à criatividade, empreendedorismo e inovação para novos negócios em espaços emergentes e potenciais, com foco nos 12 territórios do Piauí, englobando os 183 municípios nos quais a UAPI está inserida e os 13 campi da Uespi.
Em maio deste ano, o governador Rafael Fonteles anunciou o investimento de R$ 66 milhões para ampliação e modernização de todos os 13 campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), além da Faculdade de Ciências Médicas (Facime) e do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). O valor é considerado o maior investimento de toda a história da instituição de ensino.
O lançamento da UAPI Inova Tech aconteceu durante a solenidade de comemoração dos 37 anos da Universidade Estadual do Piauí. Representando o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo, acompanhou o evento que reuniu professores, gestores, estudantes, e demais membros da comunidade acadêmica da Instituição.
Na ocasião, a superintendente Viviane Carvalhedo parabenizou a Universidade pelo seu aniversário e pela instalação do laboratório destacando que a Instituição está alinhada aos objetivos do Governo, pensando sempre em estratégias de inovação e visando o desenvolvimento e avanço do Ensino Superior no estado.
“O Piauí é o único estado da federação a conseguir instituir Ensino Superior Público em todos os seus municípios. É uma alegria ver a Universidade Aberta do Piauí trazendo inovação e cuidados para a comunidade uespiana, além de levar Ensino Superior de qualidade aos piauienses”, ressaltou Viviane.
O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto, pontuou alguns projetos e ações que estão sendo desenvolvidos nos próximos anos e agradeceu a toda a comunidade acadêmica pela dedicação e trabalho realizado pela instituição. “Queremos que a nossa universidade cresça cada vez mais, e cresça nas melhores condições, estamos trabalhando para isso. Os professores, técnicos, servidores, estudantes, todos aqueles que fazem parte dessa instituição, são parte fundamental desse crescimento”, concluiu o reitor.