Professores e alunos do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizam o VI Simpósio e a V Semana de História, no campus Clóvis Moura. O evento conta com minicursos, conferências, documentários, mesa-redonda, apresentação de trabalhos e atividades culturais.

Alunos do curso de História e membros da organização do evento

Na programação desta quinta-feira (5), foram realizados minicursos sobre Cinema e História; Contracultura e ditadura: a imprensa alternativa e o cinema marginal; História, saúde e doenças, assim como religião e política. A mestranda da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Valderlany Mendes Dantas, falou em sua palestra sobre “A Importância dos Estudos de Gênero no Ensino de História: Resistências, Lutas e Conquistas de Direitos para as Mulheres”. Uma das ouvintes foi a estudante do curso de História da Uespi, Vitória Maria de Sousa, que desenvolve uma pesquisa relacionada à construção do olhar social sobre o corpo da mulher tatuada. “Escolhi o minicurso de gênero, pois ele traz conceitos e pensamentos históricos. Antigamente, existia um certo preconceito com mulheres tatuadas, por mais que você ainda ouça comentários como: ‘você tem tatuagem, o que os pais da criança que você dar aula pensam?’, ‘desse jeito você não vai conseguir emprego’, mas essa realidade vem mudando aos poucos. Hoje, sou professora e tenho tatuagem e as crianças adoram (risos)”, destacou Vitória Maria de Sousa.

 

Vitória Maria de Sousa pretender quebrar esteriótipos durante sua carreira

 

Outro minicurso promoveu um debate acerca dos desafios e possibilidades de fontes históricas e diferentes linguagens na sala de aula. Um dos palestrantes foi Thiago Rodrigues Frota. Para ele, a literatura, música e fotografia devem ser elementos utilizados dentro do ambiente acadêmico. “Abordamos a educação quilombola e o incentivo da leitura e escrita como forma de crítica e aprendizado histórico. Isso alia a teoria e a prática para formar um excelente professor e pesquisador”, afirmou.

Segundo a coordenadora do curso de História e organizadora do evento, Márcia Castelo Branco, o objetivo é promover uma discussão sobre as tendências e orientações no campo da produção do conhecimento e do ensino em História, em especial, em um contexto das licenciaturas. “O evento é realizado anualmente e torna-se um espaço de exposição dos trabalhos, pesquisas e discussões produzidos na Uespi. Além disso, é a oportunidade para ouvir e obter uma troca de experiências de professores e alunos de outros campi e instituições”, ressaltou.

A professora Márcia Castelo Branco também ministrou um minicurso

A programação das atividades continua durante a tarde e segue até sexta-feira (06). Na oportunidade, serão apresentados simpósios temáticos, minicurso e apresentação de pesquisas desenvolvidas por alunos da instituição.

Confira a programação completa.