Gratidão. Essa foi a palavra que os conselheiros tutelares de São Raimundo Nonato expressaram para a vice-governadora Regina Sousa na visita que a gestora fez ao órgão nessa quinta-feira (12). Eles agradeceram o kit, composto de carro, computadores e bebedouro, adquirido com recursos de emenda parlamentar da então senadora Regina Sousa em 2018.

Como senadora, Regina destinou R$ 2 milhões para aquisição dos kits para conselhos tutelares. Serão beneficiados 22 municípios com carro, três computadores e um bebedouro. Ela explicou que os conselheiros tutelares são os responsáveis para cuidar da criança e adolescente, orientando sobre saúde e direitos. “O conselho tutelar tem a tarefa de orientar”, disse Sousa.

A vice-governadora disse que o trabalho dos conselheiros contribui para aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), pois ajuda a reduzir a mortalidade infantil e materna. Ela enfatizou que eles precisam trabalhar para acabar com os altos índices de mortalidade infantil e materna. “Não tem desenvolvimento econômico sem desenvolvimento humano”, destacou Regina.

A presidente do Conselho Tutelar, Valdenia Costa, leu uma carta agradecendo a ajuda. “A gente atendia as ocorrências a pé, de bicicleta, de moto táxi, de caminhão, de carona. Hoje temos um carro e um motorista para atender às demandas”, conta Valdenia. Ela informou que o conselho recebe de 10 a 15 denúncias por dia. “E atendemos todas”, relata a conselheira.