O vencedor da etapa Nordeste do concurso de vídeos da Câmara dos Deputados, o estudante piauiense de São Julião, Carmo dos Santos Sousa, apresentou à vice-governadora Regina Sousa e equipe, o trabalho que na próxima semana vai disputar o primeiro lugar da sétima edição do concurso Maria da Penha. A premiação será no próximo dia 17, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
Regina Sousa elogiou o trabalho do estudante que este ano inicia o curso de Jornalismo na Universidade Estadual do Piauí, campus de Picos. Ele mostrou, no vídeo de um minuto, a história de uma mulher vítima de violência doméstica e que sonha que a filha não sofra o mesmo que ela. “É um jovem talentoso que fez o vídeo a partir da vivência. É um trabalho bonito e é interessante a iniciativa de um jovem”, declarou.
Carmo dos Santos leu para a vice-governadora o texto “É preciso falar sobre esse lugar” vencedor da etapa municipal das Olimpíadas Brasileira da Língua Portuguesa que retrata a realidade da comunidade em que vive, Alto, em São Julião, a 399 km de Teresina, que sofre com a falta de água. “É isso que me faz pensar que nem tudo está perdido e a juventude ainda vai mudar este país”, disse Regina Sousa, informando que o governo do Estado vai homenagear o estudante ainda mês em solenidade no Palácio de Karnak.
Carmo explicou que, desde que iniciou o ensino médio, teve vontade de participar do concurso e, no ano passado, teve a oportunidade. “A ideia inicial era colher depoimento de uma mulher que tivesse passado por um relacionamento abusivo para poder gerar um sentimento de identificação com outras vítimas”, explicou. O jovem acrescentou que o Piauí ser o sétimo estado em número de casos de feminicídio também o motivou a fazer o trabalho.
Outro sonho do estudante era conhecer a vice-governadora Regina Sousa devido a sua história de superação e ser exemplo de mulher e de política. “É uma pessoa que admiro muito por sua trajetória de vida e por sua trajetória na política”, afirmou. Além da participar da solenidade em Brasília, o estudante acompanhado da coordenadora Lídia Carvalho, vai a São Paulo, nos dias 18 e 19, visitar a sede do Facebook e os estúdios Maurício de Souza.