A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), vai intensificar as fiscalizações dos serviços de alimentação no litoral do Piauí. A ação será realizada entre os dias 24 e 28 de julho, nos municípios de Luís Correia e Cajueiro da Praia, e contará com a parceria da Visa Municipal e do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Parnaíba (Cerest Regional).

“O objetivo desse trabalho é reforçar os cuidados nesse período de alta estação, de modo a assegurar à população, a qualidade dos produtos consumidos e serviços comercializados”, destacou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

O cronograma das ações foi definido após reunião realizada com representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e de órgãos de fiscalização, que também estarão intensificando os trabalhos na região litorânea piauiense neste período.

Além das barracas situadas nas praias, considerados locais de grande fluxo de turistas, serão fiscalizados ainda pela Vigilância Sanitária, os serviços de alimentação como: supermercados, bares, restaurantes, açougues, peixarias e rede de hotelarias.

“As fiscalizações serão pautadas com base na RDC nº 216/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação”, informa a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.