“A Retomada do Circuito de Gestão e a importância da participação estudantil” foi o tema discutido por especialistas, gestores e estudantes no 1º webinário do ciclo Circuito de Gestão, realizado nessa quinta-feira (19), pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco.

O diálogo transmitido pelo perfil do Canal Educação no YouTube faz parte de uma série de webinários com a temática “Processos de gestão e aprendizagem em tempos de pandemia”, que aborda o circuito de gestão como um apoio de planejamento à rede (escolas de ensino médio e mistas).

A Diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc-PI, Maria José Neta, apontou as ações da secretaria no processo de retomada das aulas.

“As nossas escolas iniciaram o processo de readequação para o retorno das aulas presenciais com os planos pedagógicos analisados e validados e hoje alcançamos, aproximadamente, 10 mil alunos com o retorno à sala de aula. Foi realizada formação para as equipes profissionais voltadas para aulas remotas, o envio de recursos à aquisição de kits de alimentação para estudantes e neste momento o que mais queremos é que nossos alunos se sintam fortalecidos pelos professores, gestores, pelas regionais e sede, no sentido de mantermos firmes as ações pedagógicas”, disse.

A gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maju Azevedo, destacou a importância de gerar registros dos planos para que escolas, gerências regionais de ensino e Seduc planejem ações para este período de exceção no ano de 2020.

“O circuito de gestão é uma organização de trabalho com um sistema que permite registrar o que está acontecendo e com um enfoque muito forte de que o centro da nossa conversa são os estudantes. Nessa perspectiva é preciso retomar o conjunto de dados do circuito e fazer uma análise que nos ajude a desencadear ações mais efetivas e enfrentem com mais força os efeitos da pandemia”, ressaltou Maju.

Exercendo o protagonismo estudantil, a aluna do Centro de Educação de Tempo Integral Didácio Silva Sthefany Sousa apresentou a importância do jovem participando do cotidiano escolar. “A participação do aluno na gestão escolar faz total diferença. Foi muito diferente sair de uma escola de modelo tradicional para um lugar que coloca o aluno como chave fundamental e nos permite exercer o protagonismo juvenil de fato. É importante ver o aluno mais que um número, a escola deve perceber que o ensino vai muito além de estar na sala de aula”, afirmou a estudante.