Nos próximos dias 12 e 31 de janeiro será realizado o “Webinário eSocial para órgãos públicos”, que tem como objetivo apresentar os principais pontos do projeto e esclarecer aos servidores, envolvidos na implantação do eSocial, os procedimentos que deverão ser tomados para o início de sua utilização nos seus respectivos órgãos.
A capacitação será realizada por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE/PI) é um dos parceiros do evento. O treinamento será on-line e gratuito, necessitando de inscrição prévia no link.
“É importante destacar a participação dos servidores que compõem os setores de Recursos Humanos, pois eles são responsáveis pela alimentação do sistema”, informa Amparo Ésmério, gerente de Pessoal e Previdência da CGE/PI.
A condução do Webinário eSocial para órgãos públicos será feita pelos representantes da subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), Laura Schwerz e Thomas Gomes Costa, além de Alex de Assis Mendonça, da Secretaria da Receita Federal do Brasil, e de Luiz Antonio Medeiros, da Superintendência Regional do Trabalho (MTP).
E- Social
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, é um projeto do Governo Federal que unifica o envio de informações pelos empregadores, dentre eles, os órgãos públicos, em relação aos seus empregados e servidores, tendo como objetivo substituir diversos documentos, tais como GFIP, RAIS, DIRF, PPP, entre outros.