O governador Wellington Dias se reuniu, nesta quinta-feira (7), com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para discutir investimentos no desenvolvimento de pesquisas. Participaram da reunião também a secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Patrícia Vasconcelos, e do presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Francisco Guedes.

Segundo Wellington Dias, o objetivo é integrar os projetos e experiências de sucesso já realizados pela Embrapa com a Agricultura Familiar e Emater. “A Embrapa é um centro de pesquisa aplicada que garante as condições de bons resultados. Trabalhamos o apoio do Estado à pesquisa, ao mesmo tempo trabalhar a integração na área de uma experiência exitosa da Embrapa na área da produção de mudas variadas, neste caso, com o programa do meio ambiente, e voltada à fruticultura, bem como a área de caprinos e ovinos, no qual há um estudo de experimentos com carnes processadas, aproveitando todo o animal, além de agregar valor com a produção de linguiças, almôndegas e produtos novo, como o hambúrguer. A ideia é garantir, com isso, resultado melhor para o produtor”, elencou o chefe do Executivo estadual.

Foto: Francisco Leal

O chefe-geral de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Anísio Lima Neto, destacou a parceria com o Governo do Estado em projetos que já estão em andamento e que serão firmados e integrados com a Agricultura Familiar e Emater. “Acredito que o Governo do Estado é um dos grandes parceiros da Embrapa, consolidado por meio do projeto da fruticultura, que age estrategicamente no Piauí e já andamos a passos largos. Estamos em um momento de fortalecermos parcerias e aproveitamos para pedir o apoio ao governador para fortalecermos nossa estrutura para que possamos melhor atender as demandas que chegam. Essa parceria é positiva e acredito que possamos trabalhar de forma integrada para avançarmos nos projetos”, ressaltou Anísio.

Os pesquisadores mostraram experiências de sucesso de um projeto de aproveitamento e beneficiamento da carne da ovinocaprinocultura realizado pela Embrapa em São João do Piauí, que pode ser replicado em outros municípios.

A secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, enfatizou comprometimento de estudar propostas para a integração de projetos. “Nos comprometemos a apresentar, na próxima reunião, as propostas atualizadas, inclusive juntamente com outros órgãos, como a Semar e a Secretaria do Agronegócio. Alguns projetos podem ser incluídos na nova proposta do Fida, a exemplo do Programa Viva Semiárido com a apicultura, e isso pode acontecer com a ovinocaprinocultura”, disse a gestora.