O governador Wellington Dias participa na noite deste sábado (26), em Roma, na Itália, de um encontro com governadores das regiões Norte e do Nordeste do Brasil como preparativo para o encerramento da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan Amazônica, que acontecerá neste domingo, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, com a presença do Papa Francisco.
Wellington Dias, que representa o Consórcio Nordeste, diz que no evento de hoje será discutido o tema “Caminhos e compromissos para uma Amazônia sustentável”. O evento vai ser o primeiro a regulamentar o Acordo de Paris e o Programa Ativos Verdes.
A Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan Amazônica, celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, começou no dia 6 de outubro e será encerrado no dia 27. Este ano, o Sínodo dos Bispos tem como temática o Meio Ambiente – Mudanças Climáticas e a Amazônia. Hoje, haverá momento especial quando a comitiva será recebida pelo Papa Francisco, quando haverá oportunidade de tratar sobre os compromissos do Brasil a partir da representação desses estados.
“Queremos ouvi-lo e será oportunidade de, ao mesmo tempo, participarmos do Sínodo e demonstrar o nosso empenho para o cumprimento, por parte do Brasil, do Acordo de Paris para o meio ambiente com a representação do Congresso Nacional”, diz o governador.
O Piauí se destaca mundialmente como primeiro Estado/Província a regulamentar o Acordo de Paris sobre os compromissos com a redução dos efeitos das mudanças climáticas e compromisso com Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030.
Além disso, o Piauí tem 32 parques com 3.200.000 hectares de preservação obrigatória pelo setor público e ainda há o programa piauiense Ativos Verdes, motivo pelo qual o Estado foi convidado para o evento.
O Piauí é o 5º estado brasileiro com mais áreas naturais preservadas e possui ainda cinco grandes ecossistemas, cerrados, caatinga, que é a segunda maior área que contém os maiores parques de caatinga do Brasil, com destaque para o Parque Nacional da Serra da Capivara e Serra das Confusões – integrados; mata atlântica e semiárido”, diz Dias.