A Frente Parlamentar de Apoio às Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) foi lançada nessa quarta-feira (30), em Brasília.
Quase 300 empregos serão gerados e há ainda outros 10 projetos de indústrias aguardando parecer do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação.
A cera de carnaúba que foi exportada é produzida na Indústria Agrocera, instalada dentro do parque industrial da ZPE Piauí, a partir de matéria prima extraída em diversos municípios piauienses.
A mercadoria passou pelo “gate” da Área de Despacho Aduaneiro da ZPE, onde ocorreu o procedimento de embaraço aduaneiro.
O governador tratou com o ministro Geraldo Alckmin sobre os projetos de novas empresas que estão aguardando autorização para instalação no local.
Infraestrutura e regime tributário das ZPEs são os principais atrativos para as indústrias
A última vez que esse fato ocorreu no Piauí foi na década de 1950, quando ainda existia a alfândega do Porto das Barcas, em Parnaíba.
Vinte toneladas de cera de carnaúba serão despachadas para a Espanha
A principal discussão no evento foi sobre o Novo Marco Regulatório da ZPEs, tendo ocorrido um painel sobre esse tema com exposição de Helson Braga
O governador Wellington Dias participou da abertura do evento que faz parte da programação de inauguração da ZPE Parnaíba