A população contou com orientações jurídicas através do projeto ‘Meu Nome, Meu Orgulho’, com atividades voltadas para a população LGBTQIAPN+ que busca o direito de ter, em seus documentos, o nome e o gênero com o qual se identifica.
A abertura contará com palestra e atendimentos voltados para o público não-binarie, travestis e transexuais.
Os dados reúnem o somatório de atendimentos dos projetos Defensoria Itinerante em Ação e Jornada Itinerante, além de demais atividades executadas pelo órgão.
Ação, coordenada pelo Colégio Nacional de Defensoras e Defensores Gerais em todo o país, aconteceu no Piauí em Teresina, Ilha Grande, Picos e Floriano.
Também conhecida como Dia D da Defensoria, a ação visa à realização de mutirões de reconhecimento e investigação de paternidade, além de outros serviços, visando a reduzir o número de casos de filhas e filhos de pais ausentes.
O horário especial se deve à 1ª fase dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina.
Desde sua criação até o momento o projeto já atendeu mais de 133 pessoas. Somente neste ano de 2023 já foram atendidas 27 pessoas.
A Defensoria Pública, irá embasar os objetivos e as diretrizes informados no último Plano Plurianual (PPA) com a garantia dos direitos dos hipossuficientes.
A Jornada da Justiça Itinerante acontece até a próxima sexta-feira (23), na Praça Domingos Mourão Filho, no horário das 7h às 16h.
O documento foi conseguido pela equipe da Diretoria de Primeiro Atendimento da Defensoria, que funciona em Teresina no edifício-sede da Instituição.